Elementos de Gestão para Educação a Distância: um estudo a partir dos Fatores Críticos de Sucesso e da Visão Baseada em Recursos

Autores

  • Daniela Rodrigues Cunha Retamal Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre
  • Patricia Alejandra Behar UFRGS
  • Antonio Carlos Gastaud Maçada UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13974

Palavras-chave:

fatores críticos de sucesso, visão baseada em recursos, gestão de cursos em educação à distância

Resumo

Este artigo trata de um estudo cujo objetivo é analisar os elementos de gestão em
cursos em Educação a Distância (EAD) via Internet. Para isso, identificaram-se os elementos
de gestão com base nos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) e na Visão Baseada em Recursos
(RBV); verificar os recursos e como ocorre o gerenciamento destes e, por fim, propor os
elementos para apoiar o processo de gestão. A metodologia da pesquisa e o estudo de caso
baseado no curso de graduação em Administração a Distância da Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (UFRGS) onde o protocolo do estudo de caso foi validado com especialistas
em EAD. Com o auxílio da RBV, os resultados obtidos a partir deste caso destacam que
alguns FCS estão relacionados com os elementos de gestão. Pretende-se utilizar o protocolo
desenvolvido e validado no presente estudo para a realização de estudos de caso-múltiplos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Alejandra Behar, UFRGS

Doutora em Ciência da Computação, professora da Faculdade de Educação/UFRGS, da Pós- Graduação em Informática na Educação (PGIE/UFRGS) e da Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUTED/FACED/UFRGS).

Downloads

Publicado

2009-06-19

Como Citar

RETAMAL, D. R. . C.; BEHAR, P. A.; MAÇADA, A. C. G. Elementos de Gestão para Educação a Distância: um estudo a partir dos Fatores Críticos de Sucesso e da Visão Baseada em Recursos. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13974. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13974. Acesso em: 25 set. 2022.