Critérios pedagógicos, ambiente educacional, programa curricular e os aspectos didáticos: critérios relevantes na avaliação de softwares educacionais

Autores

  • Cristini Graebin UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13914

Palavras-chave:

software educacional, critérios pedagógicos, ambiente educacional, programa curricular, aspectos didáticos

Resumo

educacionais. A partir de observações de diferentes realidades de uso dos softwares nos laboratórios de informática nas escolas foi possível verificar a necessidade de ter clareza sobre os critérios que devem ser observados na avaliação de softwares educacionais por professores.
Através do estudo dos autores (SANCHO, CAMPOS, GIRAFFA, OLIVEIRA) e da pesquisa realizada teve-se clareza sobre a importância de conhecer as várias listas de avaliação criadas e de combiná-las de maneira que as limitações que cada uma apresenta possam ser compensadas pelas vantagens das outras.
Desta forma, essa pesquisa focou-se nos critérios pedagógicos relacionados ao ambiente educacional e seu programa curricular assim como os aspectos didáticos utilizados nas práticas vivenciadas nos laboratórios de informática municipais de Lajeado no estado do Rio Grande do Sul. Como resultado,
verificou-se que os professores têm como principal foco de atenção os critérios pedagógicos, ou seja, a escolha do software a ser adotado está diretamente ligada aos objetivos que o educador deseja alcançar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristini Graebin, UFSM

Aluna do curso de Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

2009-06-19

Como Citar

GRAEBIN, C. Critérios pedagógicos, ambiente educacional, programa curricular e os aspectos didáticos: critérios relevantes na avaliação de softwares educacionais. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13914. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13914. Acesso em: 3 out. 2022.