O design do curso on-line favorecendo a construção de uma comunidade de aprendizagem de futuros professores
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13890Palavras-chave:
ambiente colaborativo, capacitação de professores, capacitação a distância. Comunidades de aprendizagemResumo
Este artigo tem o propósito de servir como um relato de experiência de umcurso de capacitação on-line para futuros professores, sugerindo que a aprendizagem
através da colaboração e o senso de comunidade podem ser promovidos quando há um
cuidado especial com a estrutura e o design das atividades de aprendizagem do curso.
Apesar de ter focalizado na produção de objetos de aprendizagem, essa experiência
pode servir como uma referência ou um modelo adaptável para outros profissionais que
estão desenvolvendo programas de capacitação a distância com foco no
desenvolvimento de comunidades de aprendizagem.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-07-17
Como Citar
NASCIMENTO, A. C. A. de A. O design do curso on-line favorecendo a construção de uma comunidade de aprendizagem de futuros professores. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.13890. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13890. Acesso em: 4 out. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).