O papel do Juiz das Garantias na salvaguarda da imparcialidade do julgador no Sistema Acusatório brasileiro
Schlagworte:
Pacote Anticrime, Juiz das Garantias, Sistema AcusatórioAbstract
O objetivo do artigo é analisar a importância e imprescindibilidade do juiz das garantias para o sistema acusatório brasileiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva, cujo método empregado é o dedutivo. É dedutivo porque é um processo de análise da informação que utiliza livros e artigos científicos para obter uma conclusão a respeito do problema. O trabalho foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas na área de Direito, mais precisamente na área de Direito Processual Penal e Direito Penal.
Downloads
Literaturhinweise
BADARÓ, Gustavo Henrique Rigui Ivahy. Direito ao julgamento por juiz imparcial: como assegurar a imparcialidade objetiva no juiz nos sistemas em que não há a função do juiz das garantias. In: Processo Penal, Constituição e Crítica -Estudos em Homenagem ao Dr. Jacinto Nelson de Miranda. Org: Gilson Bonato. Rio de Janeiro: Lumen Juris. 2011.
BARATTA, Alessandro. Criminologia Crítica e Crítica do Direito Penal: introdução à sociologia do direito penal.6.ed. Tradução: Juarez Cirino dosSantos. Rio de Janeiro: Editora Revan: Instituto Carioca de Criminologia, 2017.
BARROS FILHO, Mário Leite de. Da inconstitucionalidade do juiz de garantias. Jus Navigandi, Teresina, ano 14, n. 2049, 9 fev. 2009. Disponível em:<https://jus.com.br/artigos/12302/da-inconstitucionalidade-do-juiz-de-garantias>. Acesso em: 30 de março de 2020.
BITENCOURT, César Roberto. Tratado de Direito Penal, parte geral, arts 1º ao 120. 24ª Edição. São Paulo, Saraiva: 2018.
BUSATO, Paulo César. Direito Penal, parte geral.2. ed. São Paulo: EditoraAtlas, 2015.Comissão de Juristas Responsável pelaElaboração de Anteprojeto de Reforma do Código de Processo Penal.Anteprojeto de Reforma do Código de Processo Penal. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2009.
CASARA, Rubens R. R.. Juiz das Garantias: entre uma missão de liberdade e o contexto de repressão. In: COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda; CARVALHO, Luis Gustavo Grandinetti Castanho de (Org.). O Novo Processo Penal à Luz da Constituição.v. 1. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.
GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal, Parte Geral. 17 ed. Rio de Janeiro:Impetus, 2015.LIMA, Renato Brasileiro de. Código de Processo Penal Comentado. 4 ed. Salvador: Juspodivm, 2019.
LOPES JR., Aury. Direito Processual Penal.12ª Edição. São Paulo: Editora Saraiva.2015.
MACHADO, Leonardo Marcondes. Juiz das garantias: a nova gramática da Justiça criminal brasileira. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2020-jan-21/academia-policia-juiz-garantias-gramatica-justica-criminal#_ftn10>. Acesso em: 30 de março de 2020.
MAYA, André Machado. Imparcialidade e processo:da prevenção da competência ao juiz das garantias. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.
NUCCI, Guilherme de Souza. Código de Processo Penal Comentado. 19ª ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2020.
PACELLI, Eugênio. Curso de Processo Penal. 21ª Edição. São Paulo: Editora Atlas. 2017.
QUEIROZ, Paulo. Direito Penal: parte geral. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade (da pessoa) Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. 10. ed. Porto Alegre: Livrariado Advogado editora, 2015.
SILVEIRA, Fabiano Augusto Martins. O juiz das garantias entre os caminhos da reforma do Código de Processo Penal. In:Processo Penal, Constituição e Crítica-Estudos em Homenagem ao Dr. Jacinto Nelson de Miranda.Org: Gilson Bonato. Rio de Janeiro: Lumen Juris. 2011.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade, não representando, necessariamente, o pensamento da Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal, seus Editores e seu Conselho Científico. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista REDPPC.