Antropologia da Performance ou Antropologia do Teatro Contemporâneo?: notas etnográficas a propósito da companhia brasileira de teatro e do PROJETO bRASIL

Autores

  • Cauê Kruger Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Palavras-chave:

Antropologia da Performance, Antropologia do Teatro, Dramaturgia Contemporânea

Resumo

Tendo por base um trabalho antropológico e etnográfico junto à companhia brasileira de teatro, o presente artigo pretende apontar para os limites de uma antropologia da performance ortodoxa e universalizante. Propõe, alternativamente, uma antropologia do teatro contemporâneo tomando as noções de drama, performance e dramaturgia como universos investigativos capazes de apontar para desejos, expectativas e disputas de sentido envolvidas no processo artístico. O estudo demonstra como o uso do teatro performativo, de estratégias metadiscursivas e de desdramatização resultaram em cenas polissêmicas, reflexivas, capazes de promover discursos altamente críticos, suscitar a modificação de pontos de vista e sensibilizar para a alteridade.

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Biografia do Autor

Cauê Kruger, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutor em Sociologia e Antropologia (UFRJ), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), graduado e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do curso de Especialização em Antropologia Cultural e Professor da Licenciatura em Ciências Sociais da PUCPR.

Publicado

2021-04-12

Como Citar

Kruger, C. (2021). Antropologia da Performance ou Antropologia do Teatro Contemporâneo?: notas etnográficas a propósito da companhia brasileira de teatro e do PROJETO bRASIL. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 11(2), 01–28. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/102508

Edição

Seção

Performance e Antropologia