De um ‘passado audível’ a outro, um mesmo protocolo de escuta?

Autores

  • Marie-Madeleine Mervant-Roux Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS, Paris, France

Palavras-chave:

História Cultural, Escuta, Método Científico, Arquivos Sonoros, Som (teatro)

Resumo

Para estabelecer o diálogo científico que se inicia entre os membros do projeto francês L’écoute du théâtre [ECHO] (UMR THALIM – CNRS/ENS/Université Sorbonne Nouvelle) e a equipe da pesquisa Arquivos sonoros de teatro (FAPESP/Universidade de São Paulo), este artigo aborda uma questão delicada que poderá ser elucidada pela contribuição dessa parceria franco-brasileira: em que medida os conceitos e métodos dos Sound Studies norte-americanos e dos estudos sonoros franceses podem ajudar a tornar audíveis outras culturas e serem ao mesmo tempo enriquecidos por elas? Considerando as reflexões do próprio Sterne sobre a sua obra, The Audible Past (O passado audível), parto de nossa já longa experiência de pesquisa no tema para propor um início de resposta e de um plano de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marie-Madeleine Mervant-Roux, Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS, Paris, France

Marie-Madeleine Mervant-Roux é Diretora de Pesquisa Emérita do Centre National de la Recherche Scientifique - CNRS (THALIM/ARIAS).

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Mervant-Roux, M.-M. (2024). De um ‘passado audível’ a outro, um mesmo protocolo de escuta?. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 14(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/144602

Edição

Seção

Som em Cena