Sob pena de morte:

devaneios da justiça em Morris e Kieślowski

Autores

Palavras-chave:

devaneio poético, análise figural, motivo visual, imaginação política, efeito de presença

Resumo

O texto faz a análise figural de A tênue linha da morte (Errol Morris, 1988) e Não Matarás (Krzysztof Kieślowski, 1988) como devaneios da justiça impulsionados pela imaginação abolicionista da pena de morte. Essa imaginação tem sua potência na inviolabilidade da vida humana como senso de justiça experimentado nos tratamentos poéticos dados à pena de morte enquanto motivo visual. Os filmes são abordados em um diálogo teórico proposto entre o conceito de “devaneio poético”, de Bachelard, e a “questão do Figural”, de Dubois, porque permitem investigar a ficção e o documentário como devaneios fílmicos que nos conduzem a uma experiência poética e política com o mundo fenomenológico da justiça. 

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Biografia do Autor

Dinaldo Filho, Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)

Professor Adjunto de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Literatura Comparada (PPGLC-UNILA). Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Exerce atividades de ensino e pesquisa em teoria, história e estética do cinema, com ênfase nas relações entre cinema comparado, figuratividade fílmica, memória figurativa, imaginação poética e pensamento político e moral. Autor do livro “Os mistérios do Carandiru: cárcere, massacre e cultura de massas” (Luminária/Multifoco, 2011). Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UNILA (2016-2019).

Publicado

2025-04-29

Como Citar

Filho, D. (2025). Sob pena de morte: : devaneios da justiça em Morris e Kieślowski . Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 15(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/138766

Edição

Seção

Temas Contemporâneos IV