O Teatro se Antecipa:

Ludovina Soares da Costa e O Surdo-Mudo ou o Abade de l’Épée

Autores

Palavras-chave:

Performance, Gênero, História do Teatro Brasileiro, Estudos Surdos, História da Educação de Surdos

Resumo

Este artigo investiga a encenação da peça O Surdo-Mudo ou o Abade de l’Épée, de Jean-Nicolas Bouilly, no período imperial. O objetivo foi analisar como os múltiplos discursos que circularam na mídia sobre a surdez, somados à atuação da atriz portuguesa Ludovina Soares da Costa como um jovem surdo-mudo, serviram de motivação para fundar a primeira instituição brasileira para surdos no Rio de Janeiro. A pesquisa documental foi realizada por meio de varredura nos periódicos de 1810 a 1860 da Hemeroteca da Biblioteca Nacional, buscando mapear anúncios, notas e críticas das apresentações. Os resultados destacam o trânsito de concepções sobre a surdez na sociedade fluminense por meio do teatro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Helena Reily, Universidade Estadual de Campinas

Lucia Reily graduou-se com Bacharel em Artes (Programa Independent Learning) - Indiana University, com Revalidação em Educação Artística: hab. Artes Plásticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1978), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é docente associada da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, e Ensino da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, estudos da deficiência, arte e deficiência, formação de professores e artes visuais.

Cássia Sofiato, Universidade de São Paulo

Cássia Geciauskas Sofiato
Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), do Departamento de Filosofia e Ciências da Educação (EDF) e do Programa de Pós-graduação em Educação. Realizou estágio Pós-doutoral na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade do Porto, Portugal. Atuou como professora visitante na Universidade do Porto, em Portugal, pelo Edital Print-Capes (2020 e 2021). É doutora e Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e graduada em Pedagogia: Formação de professores para a área de Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Publicado

2024-06-09

Como Citar

Reily, L. H., & Sofiato, C. G. (2024). O Teatro se Antecipa:: Ludovina Soares da Costa e O Surdo-Mudo ou o Abade de l’Épée. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 14(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/132026

Edição

Seção

Performance e Gênero II

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)