GRUA Gentlemen de Rua

modos de produção e comunicação de um processo de criação em tempos de crise

Autores

  • Wagner Miranda Dias Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo/SP, Brasil
  • Cecilia Almeida Salles Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo/SP, Brasil

Palavras-chave:

Processos de criação, Crise, Artes do corpo, Audiovisual, Comunicação

Resumo

Este artigo examina práticas comunicativas e modos de produção do processo de criação do grupo de dança e performance GRUA Gentlemen de Rua, no período da crise de 2020, observando procedimentos criativos que se cruzam com meios audiovisuais e com o uso do ciberespaço, investigando se essas relações se caracterizam como ações de resistência e reinvenção. Para isso, discutem-se documentos gerados pelo Grupo, como projetos, anotações, roteiros, filmes, sites etc. A fundamentação teórica estrutura-se a partir da teoria crítica dos processos de criação de Cecilia Almeida Salles e propõe diálogos com Edgar Morin, Pierre Musso, Zygmunt Bauman, Josette Féral e Vincent Colapietro, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Miranda Dias, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo/SP, Brasil

Wagner Miranda Dias é doutor (Bolsista CAPES) e Mestre (Bolsista CNPq) em Comunicação e Semiótica, na linha de pesquisa Processos de criação na comunicação e na cultura, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em História das Artes – Teoria e Crítica e Graduado em Artes Visuais e em Teatro. É pesquisador do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP (CNPq). Atualmente, integra o corpo docente (professor convidado) da Pós-graduação em Processos de Criação, no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), na Universidade do Algarve (UALg). 

Cecilia Almeida Salles, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo/SP, Brasil

Cecilia Almeida Salles fez mestrado e doutorado em Linguística Aplicada aos Estudos de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutorado pelo Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicação e Artes de Universidade de São Paulo (USP). É professora titular dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação.

Publicado

2023-07-06

Como Citar

Miranda Dias, W., & Almeida Salles, C. (2023). GRUA Gentlemen de Rua: modos de produção e comunicação de um processo de criação em tempos de crise. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 13(3), 1–31. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/126710

Edição

Seção

Outros Temas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)