Laboratórios da Infância de Copeau e Bing:

um grupo de crianças, embrião da École du Vieux Colombier

Autores

  • Rodrigo Cardoso Scalari Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle, Paris, France

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a criança como modelo na pedagogia teatral a partir da concretização, por Jacques Copeau e Suzanne Bing, de laboratórios da infância. Evidencia-se um desses laboratórios – o grupo de crianças do Club de Gymnastique Rythmique, considerado o embrião da École du Vieux Colombier – a fim de se ressaltar o papel de Bing e a importância da brincadeira infantil na pedagogia teatral de Copeau. Conclui-se que esse laboratório foi de extrema relevância para a preparação pedagógica de Copeau e Bing bem como para a abertura de horizontes de pesquisa, como a mímica e a imitação de animais, posteriormente aprofundados na École du Vieux Colombier.

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Biografia do Autor

Rodrigo Cardoso Scalari, Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle, Paris, France

Rodrigo Scalari est doctorant à l’Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle, où il mène une recherche dans le domaine de la pédagogie théâtrale. Comédien et professeur de théâtre, il a obtenu son master en théâtre  à l’Université de Campinas (UNICAMP/Brésil) et sa licence en pédagogie théâtrale à l’Université du Rio Grande do Sul (UFRGS/Brésil). Il s’intéresse également aux discussions autour de la formation, de l’entraînement et de la direction de l’acteur. 

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Cardoso Scalari, R. (2022). Laboratórios da Infância de Copeau e Bing: : um grupo de crianças, embrião da École du Vieux Colombier. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 13(1), 1–28. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/123673

Edição

Seção

Crianças Performers