O Sentido da Verdade e da Linguagem em Pina: um estudo criacional

Auteurs

  • Renata Tavares (Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, União da Vitória/PR, Brasil)

Mots-clés :

Dança-Teatro. Linguagem. Verdade. Pina Bausch. Martin Heidegger.

Résumé

O trabalho analisa a noção de verdade na dança-teatro de Pina Bausch, estabelecendo aproximações entre a valorização da autenticidade do movimento e do gesto preconizadas pela coreógrafa e a noção de verdade como desvelamento em Martin Heidegger. Por meio de entrevistas que Pina deu ao longo de sua vida, procura-se discutir algumas nuances de sua ideia de dança, no sentido estrito de uma linguagem e suas possibilidades, visando sustentar a interpretação de que o tanztheater de Pina Bausch propõe o alargamento de certas fronteiras conceitualmente rígidas mesmo na dança contemporânea. Tais fronteiras dizem respeito às noções de autoria, de individualidade, de representação e, em última instância, da própria linguagem.

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Publiée

2022-10-03

Comment citer

Tavares (Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, União da Vitória/PR, Brasil), R. (2022). O Sentido da Verdade e da Linguagem em Pina: um estudo criacional. Révue Brésilienne d’Études De La Présence, 8(3), 522–538. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/78389

Numéro

Rubrique

Pina Bausch