Do movimento ao som, do som ao movimento: relações bioculturais entre dança e música

Auteurs

  • Andréia Nhur Universidade de São Paulo

Mots-clés :

Dança Contemporânea, Processos de Criação, Movimento, Som, Ciências Cognitivas

Résumé

O presente artigo versa sobre as interações entre corpo e som em processos de criação demarcados pela relação entre dança, música e experimentos sonoros. A partir das obras Peças Fáceis, do Grupo Pró-Posição, e Z, de Alejandro Ahmed, este estudo aventa aproximações teóricas entre os campos da Dança e da Cognição Musical Incorporada, a fim de refletir sobre processos de percepção e mediação em corpos-artistas que se movem, interagem com instrumentos musicais e vocalizam. As obras analisadas, cada uma à sua maneira, ventilam som e movimento como processos inacabados, cuja culminância se dá pelo atravessamento mútuo e biocultural entre corpo e ambiente.

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Biographie de l'auteur

Andréia Nhur, Universidade de São Paulo

Artista, pesquisadora e professora do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes

Publiée

2020-09-12

Comment citer

Nhur, A. (2020). Do movimento ao som, do som ao movimento: relações bioculturais entre dança e música. Révue Brésilienne d’Études De La Présence, 10(4), 01–26. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/100069

Numéro

Rubrique

Processus de création

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