Máscaras Larvárias online:
desafios pedagógicos
Keywords:
máscara larvária, Lecoq, pedagogia, Covid 19, atuação.Abstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar procedimentos pedagógicos relacionados ao trabalho com as máscaras larvárias, enfatizando as adaptações realizadas para o modo online devido à pandemia de Covid 19 no Brasil. Baseada sobretudo na pedagogia de Jacques Lecoq (1921-1999), apresento alguns aspectos históricos e conceituais sobre a utilização dessas máscaras enquanto ferramenta pedagógica e artística a partir da experiência de uma oficina online realizada em 2021. Pretendo, assim, discutir sobre as especificidades da linguagem dessa máscara e sobre os desafios que a adequação para o modo digital suscitou, de modo a contribuir para a disseminação e atualização desse conhecimento.
Downloads
References
ASLAN, O.; BABLET, D. et all. Le masque du rite du thèâtre. Paris: Ed. CNRS,1985.
CARMONA, Daniela; BARBOSA, Zé Adão. Teatro: atuando, dirigindo e ensinando. Porto Alegre: Ed.Artes e Ofícios, 2004.
COSTA, Felisberto S.da. Máscara: corpo. Artifício. In: BELTRAME, Nini e ANDRADE, Milton (org). Teatro de Máscaras. Florianópolis: UDESC, 2010. P.11 a 26.
FREIXE, Guy. Copeau, Lecoq, Mnouchkine. Une lignée théatrâle du jeu de l’acteur. Paris: Entretemps, 2014.
GAINES, David. Masks, pantomime blanche, cartoon mime. In: EVANS, Mark and KEMP, Rick. The Routledge Companion to Jacques Lecoq. London and New York: Routledge, 2016.
LEABHART, Thomas. Modern and post-modern mime. London: Macmillan Press,1989.
LECOQ, Jacques. Le corps poétique. Un enseigment de la créacion théâtrale. Paris: Actes Sud-Papiers/ANRT, 1997.
LOPES, Elizabeth Pereira. A máscara e a formação do ator. UNICAMP. Tese (Doutorado em Artes) Campinas, SP, 1990.
LOPES, Elisabeth. A magia das máscaras: o ator e seu duplo. In: BELTRAME, Nini e ANDRADE, Milton (org). Teatro de Máscaras. Florianópolis: UDESC, 2010. P.27 a 55.
MURRAY, Simon. Jacques Lecoq. Routledge. New York & London, 2003.
SACHS, Cláudia Müller. A metodologia de Jacques Lecoq. Estudo conceitual. PPGT/ Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC. Dissertação (Mestrado em Teatro) Florianópolis, 2004.
SACHS, Cláudia Müller. A Imaginação é um músculo. A contribuição de Lecoq para o jogo do Ator. PPGT/ Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC. Tese (Doutorado em Teatro). Florianópolis, 2014.
SCHEFFLER, Ismael. O laboratório de estudo de movimento e o percurso de formação de Jacques Lecoq. PPGT/ Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC. Tese (Doutorado em Teatro). Florianópolis, 2014.
WILSHER, Toby. The mask handbook. A practical guide. London and New York: Routledge, 2017.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Brasileira de Estudos da Presença and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal. By submitting an article to the Revista Brasileira de Estudos da Presença and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
This journal use a Licença de Atribuição Creative Commons.