Quando o Todo é mais que a Soma das Partes: somática como campo epistemológico contemporâneo

Autores

  • Ciane Fernandes (Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, Brasil)

Palavras-chave:

Campo Somático, Pesquisa, Princípios, Autonomia, Inte(g)ração,

Resumo

No texto, discutem-se alguns aspectos referentes à somática na contemporaneidade a partir de suas bases técnicas e conceituais, esclarecendo premissas e aplicações, bem como equívocos e restrições. Alguns aspectos incluem: as origens conceitual, histórica e técnica; premissas e princípios comuns desenvolvidos por técnicas somáticas diversas; a diferença entre técnica, método e abordagem somáticos; transculturalidade, descolonização e repadronização; Sintonia e Sabedoria Somáticas; a institucionalização em cursos profissionalizantes e/ou acadêmicos; somática como campo autônomo terapêutico, educativo, estético e de pesquisa; somática como prática como pesquisa; pesquisa somático-performativa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ciane Fernandes (Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, Brasil)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA desde sua fundação, e da Escola de Teatro da UFBA; pesquisadora Produtividade em Pesquisa 1C do CNPq; Ph.D. em Artes e Humanidades para Intérpretes das Artes Cênicas pela New York University, Pós-Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, Analista de Movimento pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (New York), de onde é pesquisadora associada. Diretora e fundadora (1998) do Coletivo A-FETO, que desde de 2010 está associado à atividade Laboratório de Performance do PPGAC/UFBA, com o desenvolvimento da Abordagem Somático-Performativa, que inclui ecoperformances em Lençóis BA, parte do convênio da UFBA com a Prefeitura Municipal de Lençóis.

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Fernandes (Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, Brasil), C. (2022). Quando o Todo é mais que a Soma das Partes: somática como campo epistemológico contemporâneo. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 5(1), 9–38. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/47585

Edição

Seção

Epistemologias da Somática