Pilates é um Método de Educação Somática?

Auteurs

  • Débora Pereira Bolsanello (Université du Québec à Montréal, Montreal, Canadá) Université de Québec à Montréal

Mots-clés :

Método Pilates, Educação Somática, Dança, Fitness, Reabilitação,

Résumé

Neste artigo, renova-se o debate sobre a pertinência do método Pilates ao campo da Educação Somática. Coloca-se em perspectiva o impacto do marketing – que vende o método como uma atividade de fitness – e as pesquisas acadêmicas realizadas sobre a aplicação do método no tratamento de diferentes disfunções, bem como seu papel na construção da estética da dança contemporânea. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Débora Pereira Bolsanello (Université du Québec à Montréal, Montreal, Canadá), Université de Québec à Montréal

Débora Bolsanello é graduada em antropologia pela Université de Montréal, especialista em Educação Somática e mestre em dança pela Université du Québec à Montréal. É diplomada em Antiginástica pelo CERA, em Montreal e formada em Pilates por Ann McMillan Pilates, de Montreal.Organizou o livro EM PLENO CORPO: EDUCAÇAO SOMATICA, MOVIMENTO E SAUDE (editora Jurua,2010).

Publiée

2022-10-13

Comment citer

Bolsanello (Université du Québec à Montréal, Montreal, Canadá) D. P. (2022). Pilates é um Método de Educação Somática?. Révue Brésilienne d’Études De La Présence, 5(1), 101–126. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/46815

Numéro

Rubrique

Techniques, méthodes et approches somatiques