Teatro Pobre: meta ou caminho?

Autores

  • Lidia Olinto (Universidade Estadual de Campinas – Campinas, Brasil) Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Teatro, Ator, Atuação, Grotowski, Teatro Laboratório

Resumo

Este texto é uma resenha do livro Para um Teatro Pobre, de Jerzy Grotowski, recentemente publicado no Brasil com nova tradução de Ivan Chagas. Primeiramente, apresenta-se um breve histórico desse livro, que é uma das mais importantes obras escritas na área de Artes Cênicas, uma vez que contribuiu expressivamente para estabelecer novos parâmetros para o fazer teatral, nas últimas décadas do século XX. Após esse breve histórico, são sinteticamente descritas as principais ideias e conceitos apresentados ao longo do livro, tais como as noções de: ‘teatro pobre’, ‘ator santo’ e ‘via negativa’. Por último, a nova tradução é criticamente comentada, dando destaque à mudança do título feita por Ivan Chagas, antes traduzido como Em Busca de Um Teatro Pobre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidia Olinto (Universidade Estadual de Campinas – Campinas, Brasil), Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Artes Cênicas habilitação Teoria do Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde foi bolsista de iniciação científica (bolsas IC-UNIRIO e PIBIC) no projeto da Prof.Doutora Ana Maria de Bulhões-Carvalho Em sua Monografia final, dando continuidade ao subprojeto de pesquisa, obteve nota 10 com Louvor. Também colaborou em dois núcleos de pesquisa acadêmicos (Núcleo de Pesquisa do Ator e Núcleo Holo-Arte). Possui artigos publicados e já participou de congressos internacionais e nacionais, seminários, reuniões científicas, cursos de extensão e outros eventos acadêmicos. Possui 500 horas de estágio em produção cultural e atualmente faz mestrado no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com bolsa concedida pela CAPES, sob orientação do Prof. Doutor Matteo Bonfitto e co-orientação da Prof. Doutora Tatiana Motta-Lima. Em sua formação como atriz, estudou com: Briget Pannet (RADA, Londres), Benes Markes (Living Theater), Thomas Richards e outros colaboradores de Jerzy Grotowski, dentre outros mestres. Desde 2000, atua profissionalmente nas áreas de Teatro e Performance, exercendo as funções de: atuação, direção, produção e dramaturgia em processos colaborativos.

Publicado

2022-10-16

Como Citar

Olinto (Universidade Estadual de Campinas – Campinas, Brasil), L. (2022). Teatro Pobre: meta ou caminho?. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 3(1), 333–340. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/36412

Edição

Seção

Resenhas