O Fim e o Princípio:

o acaso e a poética da escuta em Eduardo Coutinho

Autores

Palavras-chave:

Eduardo Coutinho, Pesquisa, Escuta, Cinema, Documentário

Resumo

Este texto trata do prazer de filmar e pesquisar, tendo como foco o documentário O fim e o princípio, de Eduardo Coutinho. Busca-se articular afirmações do diretor, sobre seu processo criativo, com cenas e depoimentos dos personagens do filme, a maioria com mais de 80 anos. Num diálogo com DidiHuberman, Foucault, Rancière e Marie José Mondzain, além de parceiros do cineasta, como Jordana Berg, João Moreira Salles e Consuelo Lins, discutem-se questões que remetem ao ofício do pesquisador, na área acadêmica: as relações entre verdade e montagem, real e imaginário, escuta do outro e poesia da palavra, imagem e compromisso ético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria Bueno Fischer, UFRGS

Rosa Maria Bueno Fischer é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação Fundação Getúlio Vargas. Aposentada na condição de Professora Titular da UFRGS, em 2020. Atualmente é professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS.

Publicado

2024-01-31

Como Citar

Fischer, R. M. B. (2024). O Fim e o Princípio: : o acaso e a poética da escuta em Eduardo Coutinho. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 14(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/134563

Edição

Seção

Problemas de/do cinema, problemas de/da pesquisa