Quer Ver Como Montar um Jogo de Cena na Pesquisa Educacional? Escuta!

Autores

Palavras-chave:

Cinema documental, Pesquisa educacional, Eduardo Coutinho

Resumo

Neste ensaio, busquei explorar pontos de contato entre o documentário Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho, e um tipo de pesquisa acadêmico-científica feita no campo educacional brasileiro. Mediante o jogo paradoxal de que, para ver, é preciso escutar e, para escutar, é preciso ver, delineei o seguinte argumento de trabalho: ao oscilar entre a memória e os documentos, o gesto procedimental do documentarista comporta arquivos e fricciona o modo de fazer de um tipo de pesquisa em educação, sobretudo aquele alicerçado em materiais de arquivo, apresentando possíveis montagens dos perímetros enunciativos da pesquisa educacional contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Cazetta, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em licenciatura em Geografia, mestrado e doutorado na mesma área. Desde 2007 é professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo, orientando no Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais da EACH-USP. Realizou estágio pós-doutoral em Didática da Geografia e Cartografia na Universidad Politécnica de Madrid, com bolsa de pesquisa Capes, e pós-doutorado em educação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - bolsista PNPD/Capes (Programa Nacional de Pós-Doutorado). Trabalha na fronteira entre imagens (mapas, fotografias, tatuagens, imagens orbitais, desenhos e produção de narrativas audiovisuais) e educação, com a finalidade de compreender os processos de subjetivação contemporâneos.

 

Publicado

2024-01-31

Como Citar

Cazetta, V. (2024). Quer Ver Como Montar um Jogo de Cena na Pesquisa Educacional? Escuta!. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 14(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/133974

Edição

Seção

Problemas de/do cinema, problemas de/da pesquisa