Domínios do Cinema Indígena:

a problemática do sujeito revisitada

Autores

Palavras-chave:

Cinema indígena, Povos originários, Filme documentário, Contra-colonialidade, Antropologia

Resumo

O presente estudo analisa o lugar dos povos originários no filme documentário, delineando os limites e possibilidades que definem sua condição de sujeito ou de objeto da cena documental. A partir dos estudos de cinema e antropológicos, identifica-se em que medida a problemática da constituição do sujeito no cinema indígena permite pensar questão semelhante de pesquisa no campo das humanidades. Entre o mundo histórico e cosmológico, o campo e o antecampo audiovisual, o colonialismo permanente e a contracolonialidade, os domínios do poder na perspectiva documental indígena, invariavelmente, são marcados por tensões, fissuras e limites. Quem, afinal, é o Outro enquanto sujeito e/ou objeto da câmera?

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Biografia do Autor

Marcos Aurélio Felipe, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

MARCOS AURÉLIO FELIPE é professor associado IV do Centro de Educação-CE, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Tem graduação em história, mestrado e doutorado em educação pela UFRN. Integra o corpo docente do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC), atuando nos componentes da área das tecnologias na educação - nas modalidades presenciais e a distância. Coordenou o Setor de Produção de Materiais Didáticos (Impresso, Designer, Digital, Vídeo) da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da UFRN, entre 2010-2016. Tem publicações em periódicos nacionais e internacionais nos campos dos estudos de cinema: perspectivas pós-coloniais, história e linguagem do documentário e cinematografias contemporâneas. Fez seu estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPE), com projeto sobre a ONG Vídeo nas Aldeias (VNA), as filmografias de Vincent Carelli e dos coletivos de cineastas indígenas. Investiga, no marco dessa pesquisa, as interfaces entre as dimensões audiovisuais e formativas, ancorando-se na perspectiva fílmica (documentária, etnográfica e indígena), na crítica pós-colonial - de tendência decolonial, nas epistemologias e cosmovisões originárias. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre cinematografias indígenas de Abya Yala, com foco nas perspectivas e poéticas fílmicas dos realizadores de diversos territórios localizados nos Estados nacionais sul-americanos.

PUBLICAÇÕES RELEVANTES
 

Livros

FELIPE, Marcos Aurélio. Ensaios sobre cinema indígena no Brasil & outros espelhos pós-coloniais. Porto Alegre: Editora Sulina, 2020. 1ª edição.

FELIPE, Marcos Aurélio; ARAÚJO, Célia Maria. Educação e tecnologia. Natal/RN: EDUFRN, 2007.

 

Capítulos de livro

FELIPE, Marcos Aurélio. Limite: o filme de Mário Peixoto. In: SILVA, Marcos; CHAVES, Bené. Cenas brasileiras: o cinema em perspectiva multidisciplinar (1928/1988). Natal/RN: EDUFRN, 2009.

FELIPE, Marcos Aurélio. ARAUJO, Célia Maria. Imagem e educação: conceitos básicos. In: BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; NORONHA, Claudianny Amorim Noronha. (Org.). Linguagens e Práticas Escolares - leitura, literatura e escrita. 1ed. Natal - RN: EDUFRN, 2014, v. , p. 49-67.

FELIPE, Marcos Aurélio. Aportes para análise fílmica em contextos educativos: o cinema de Aloysio Raulino (1968-1980). IN: NORONHA, Claudianny Amorim; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; ARAÚJO, Magnólia Floriano Fernandes de (Orgs.). Leitura e escrita em diferentes contextos de aprendizagem: letramentos, sustentabilidade e perspectiva de ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. p. 259-287

 

Artigos em periódicos nacionais e internacionais - 2018:

FELIPE, Marcos Aurélio. O filme documentário (1922-1960): artifício, registro e (re)produção da realidade. Doc On-line – Revista Digital de Cinema Documentário, Beira Interior/Campinas, n. 23, p. 105-128, mar.  2018. DOI: http://dx.doi.org/10.20287/doc.d23.ar02

FELIPE, Marcos Aurélio. 2018. Escrituras fílmicas problematizadoras do mundo histórico: a ‘questão indígena’ no Brasil. Famecos – mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre/RS, v. 25, n. 2, p. 1-30, mai./ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.29351

FELIPE, Marcos Aurélio. Problemáticas do contemporâneo em Tsai Ming-Liang: memória, distanciamentos e sexualidade. Aniki – Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, Lisboa, v. 5, n. 2, p. 257-283, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v5n2.361

 

Artigos em periódicos nacionais e internacionais - 2019

FELIPE, Marcos Aurélio. Variações sobre o cinema de Vincent Carelli: múltiplos reflexos – Doc On-line – Revista Digital de Cinema Documentário, Beira Interior/Campinas, n. 25, p. 6-46, mar. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.20287/doc.d25.dt01

FELIPE, Marcos Aurélio. Contranarrativas fílmicas Guarani Mbya: atos decoloniais de desobediência estética e institucionais. Matrizes – Revista da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), São Paulo, v. 13, n. 1, p. 231-254, 30 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i1p231-254

FELIPE, Marcos Aurélio. Escrituras documentárias contra a barbárie. Caiana – Revista de Historia del Arte y Cultura Visual del Centro Argentino (Caia), Buenos Aires, v. 14, p. 41-55, 2019. Link: http://caiana.caia.org.ar/resources/uploads/14-pdf/Caiana14L_Felipe2.pdf

FELIPE, Marcos Aurélio. Dimensões (auto)biográficas em Hou Hsiao-hsien – E-Compós – Revista dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós). 2019. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.1531

FELIPE, Marcos Aurélio. Do outro lado do espelho: história e problemática do Vídeo nas Aldeias (VNA). Visualidades(UFG), v. 17, pp. 1-34, 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/vis.v17.56629

FELIPE, Marcos Aurélio. Revisitando Edward Yang – PÓS - Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes (UFMG), v. 9, n. 18, pp. 286-311, nov. 2019 - abr. 2020.

DOI: Link: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.16115

 

Artigos em periódicos nacionais e internacionais - 2020

 

FELIPE, Marcos Aurélio. O cinema-caracol de  Luis  Tróchez  Tunubalá:  uma   câmera Misak contra o(s) colonialismo(s). Ars (ECA-USP), v. 18, n. 39, p. 225-259, 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.162787

 

Artigos em periódicos nacionais e internacionais - 2021

FELIPE, Marcos Aurélio. O cinema intersticial de Myriam Angueira: autoinscrição, cosmologia e história Mapuche. Revista ECO-pós, v. 24, n. 2, p. 514–549, 2021. DOI: https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i2.27656

 

Artigos em periódicos nacionais e internacionais - 2022

FELIPE, Marcos Aurélio. O cinema contra-colonial Huni Kuin: a face velada do colonialismo. Galáxia, São Paulo, v. 47, pp. 1-23, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-2553202255913

Publicado

2024-01-31

Como Citar

Felipe, M. A. (2024). Domínios do Cinema Indígena: : a problemática do sujeito revisitada. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 14(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/134450

Edição

Seção

Problemas de/do cinema, problemas de/da pesquisa