Mulheres do Mar:

práticas performativas como crítica aos mitos coloniais patriarcais brasileiros

Autores

Palavras-chave:

Práticas Performativas, Feminismo, Decolonial, Memória, Arquivo

Resumo

Mulheres do Mar: práticas performativas como crítica aos mitos coloniais patriarcais brasileiros – O texto analisa o projeto Mulheres do Mar, realizado com idosas da comunidade Serviluz em Fortaleza (CE). Através de oficinas de práticas performativas, questionou-se o mito colonial Iracema, de José de Alencar. Análises feministas articuladas com a abordagem dos arquivos e repertórios de Diana Taylor fundamentam a crítica do romance. Em seguida, compartilham-se aspectos da abordagem me-todológica de criação, com ênfase nas cartografias de si. Reflete-se como a elaboração coletiva de uma contranarrativa à herança patriarcal sintetizada em Iracema contribui para o debate sobre práticas artísti-co-pedagógicas decoloniais.

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Biografia do Autor

Marie Araujo Auip, PPGAC/ECA/Universidade de São Paulo

Marie Araujo Auip é artista, produtora e pesquisadora. Mestra e doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Gestão de Projetos Culturais pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação pela ECA/USP. Cearense, transita entre Fortaleza (CE) e São Paulo (SP), sendo pesquisadora do Laboratório de Práticas Performativas da USP e inte-grante da plataforma Imaginários, com foco na produção e difusão de arte con-temporânea do norte e nordeste brasileiro.

Marcos Aurélio Bulhões Martins, Universidade de São Paulo

Ator, performer, diretor artístico e curador em Artes Cênicas, nas interfaces entre Performance, Teatro e Cena Expandida. Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona Direção Artística, Praticas Performativas, Encenação, Performance e Pedagogia e Processos de Criação nos cursos de formação de professores e bacharéis em Artes Cênicas. Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP e um dos editores da revista Sala Preta. Atualmente é coordenador do curso em Artes Cênicas, membro do Conselho do Departamento (CAC) e Vice coordenador da Comissão de Graduação da Escola de Comunicações e Artes da USP. Possui mestrado e doutorado em Artes Cênicas pela USP e Pós- doutorado na UNIRIO, com estágio de pesquisa na New York University (2019)

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Araujo Auip, M., & Aurélio Bulhões Martins, M. . (2024). Mulheres do Mar:: práticas performativas como crítica aos mitos coloniais patriarcais brasileiros. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 14(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/132181

Edição

Seção

Performance e Gênero I

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