Corpo Brincante:
a presença travesti nas performances dos quilombos de Reisado
Keywords:
Corpo. Reisado, Travesti, Performance, Quilombo.Abstract
Este artigo analisa a performance dos quilombos de Reisado a partir da presença travesti na cultura popular de Juazeiro do Norte, região do Cariri, interior do Ceará. No objetivo de refletir sobre a performance e suas formas animadas, considera-se uma das passagens da cartografia que segue em curso pelas dissidências sexuais e de gênero nos Reisados cearenses, em que se acompanhou o quilombo do grupo Sagrada Família entre a performance de gênero e a animação da brincadeira. Por meio da rota de uma das primeiras Mestras travestis, aponta-se o encantravar do corpo brincante como caminho para, nas espirais do tempo brincado, louvar o corpo travesti.
Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2015.
ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de. Feira dos mitos: a fabricação do folclore e da cultura popular (Nordeste 1920-1950). São Paulo: Intermeios, 2013.
ALCURE, Adriana Schneider. Rir de si: comicidade, política e a noção de “brincadeira”. Moringa-Artes do Espetáculo, João Pessoa, UFPB, v. 10, n. 2, p. 151-172, jun-dez, 2019.
AMARAL, Ana Maria. Teatro de formas animadas. São Paulo: Edusp, 1996.
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BARROSO, Oswald. Teatro como encantamento: bois e reisados de caretas. Fortaleza: Armazém Cultural, 2013.
BARROSO, Oswald. Teatro popular tradicional: Reis de Congo. Forteleza: Minc/MIS, 1997.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: Obras escolhidas. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994.
BENTO, Berenice. Transviad@s: gênero, sexualidade e direitos humanos. Salvador: Edufba, 2017.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BRASILEIRO, Castiel Vitorino. Eclipse. New York: CSS Bard/Hessel Museum, 2021.
BUTLER, Judith. Corpos que importam: os limites discursivos do “sexo”. São Paulo: n-1 edições, 2020.
COLLING, Leandro. A vontade de expor: arte, gênero e sexualidade. Salvador: Edufba, 2021.
DELEUZE, Gilles. Sobre o teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
DELEUZE; Gilles. GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia – vol. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, São Paulo, USP, v. 8, p. 235-246, novembro, 2008.
FERRACINI, Renato; PUCCETTI, Ricardo. Presença em acontecimentos. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, UFRGS, v. 1, n. 2, p. 360-369, jul-dez, 2011.
GLISSANT, Édouard. Poética da Relação. Portugal: Porto Editora, 2011.
HARTMAN, Saidiya. Vênus em dois atos. Revista ECO-Pós, Rio de Janeiro, UFRJ, v. 23, n. 3, p. 12-33, dezembro, 2020.
ICLE, Gilberto. Estudos da Presença: prolegômenos para a pesquisa das práticas performativas. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, UFRGS, v. 1, n. 1, p. 9-27, jul-dez, 2011,
LAPOUJADE, David. As existências mínimas. São Paulo: n-1 edições, 2017.
LEAL, Dodi Tavares Borges. Fabulações travestis sobre o fim. Conceição/Conception, Campinas, Unicamp, v. 10, n. 1, p. 1-19, maio, 2021.
LEAL, Dodi; ROSA, André. Transgeneridades em Performance: desobediências de gênero e anticolonialidades das artes cênicas. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, UFRGS, v. 10, jul-set, p. 1-29, 2020.
LOPES, Denilson. Afetos. Estudos queer e artifício na América Latina. E-Compós, Brasília, Compós, v. 19, n. 2, p. 1-16, outubro, 2016.
MARTINS, Leda. Afrografias da memória: o reinado do rosário do Jatobá. São Paulo: Perspectiva, 1997.
MARTINS, Leda. Performances do tempo espiralar. In: ARBEX, Márcia; RAVETTI, Graciela (Org.). Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002. p. 69-92.
MOMBAÇA, Jota. Não vão nos matar agora. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2020.
NYONG’O, Tavia. Afro-fabulations: the queer drama of black life. New York: NYU Press, 2018.
PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento de culturas. São Paulo: Perspectiva, 2008.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Ed. 34, 2005.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.
SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz. Encantamento: sobre política de vida. Mórula Editorial, 2020.
SILVA, Denise Ferreira da. A dívida impagável. São Paulo: Forma Certa, 2019.
WASZKIEL, Halina. Teatro de Formas Animadas. Móin-Móin-Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, Udesc, v. 2, n. 21, p. 208-221, dezembro, 2019.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Brasileira de Estudos da Presença and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal. By submitting an article to the Revista Brasileira de Estudos da Presença and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
This journal use a Licença de Atribuição Creative Commons.