Rupestres Dançantes:
o radical do corpo em movimento intencional estético
Palavras-chave:
Corpo, Dança, Arte, Trabalho, Materialismo histórico e dialéticoResumo
O presente texto apresenta uma análise crítica sobre a dança, a partir da perspectiva do materialismo histórico e dialético, das formulações de Karl Marx e dos estetas marxistas conseguintes a ele, propondo um estudo sobre o conceito, a razão e a finalidade da dança para o gênero humano. Aborda temas como o trabalho, enquanto categoria fundante do ser humano. Em sequência, o movimento corporal humano como trabalho de criação livre, os movimentos corporais intencionais de trabalho e o processo de transição destes para movimentos dançantes. E, por fim, a partir dos estudos acerca das manifestações humanas desenvolvidas no plano estético, como o ser humano chegou à dança como arte.
Downloads
Referências
BOTTOMORE, Tom. (ed.) Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BRACHT, Valter. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.
BRUN, Jean. A mão e o espírito. Rio de Janeiro: Edições 70, 1991.
CAMPBELL, Bernard. A Evolução da mão do homem. In: ENGELS, Friedrich. O papel do trabalho na transformação do macaco em homem. São Paulo: Global Editora, 1990.
ENGELS, Friedrich. O papel do trabalho na transformação do macaco em homem. São Paulo: Global Editora, 1990.
FARO, Antônio José. Pequena história da dança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.
FREDERICO, Celso. A arte no mundo dos homens: O itinerário de Lukács. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
LABAN, Rudolf Von. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.
LESSA, Sérgio; TONET, Ivo. Introdução à filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
LUKÁCS, Georg. Estética 1: La peculiaridad de lo estético. Barcelona: Grijalbo, 1982.
MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.
MOTA, Julio. Rudolf Laban, a Coreologia e os Estudos Coreológicos. In: Repertório: teatro & dança / Universidade Federal da Bahia. Salvador: UFBA/PPGAC, 2012. p. 58-70.
OAKLEY, Kenneth B.. O homem como ser que fabrica utensílios. In:
ENGELS, Friedrich. O papel do trabalho na transformação do macaco em homem. São Paulo: Global Editora, 1990.
OSSONA, Paulina. A educação pela dança. São Paulo: Summus, 1988.
PAES, Paulo C. Duarte. As ideias estéticas de Marx e a arte pós-moderna. V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo: Florianópolis, 2011.
RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. São Paulo: Annablume, 2005.
SABINO, Jorge; LODY, Raul. Danças de Matriz Africana: antropologia do movimento. Rio de Janeiro: Pallas, 2011.
SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
TELLES, Fernando da Silva. Educação: transmissão de conhecimento. In: CALAZANS, J.; CASTILHO, J.; GOMES, S. (Org.). Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003. p. 78-83.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. As ideias estéticas de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Brasileira de Estudos da Presença e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Brasileira de Estudos da Presença e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons.