Figuras de movimento na tragédia ateniense do século V a.C.

Autores

Palavras-chave:

Tragédia grega, Performance, História do teatro, dança

Resumo

Este artigo tem por objetivo colocar a dança no centro da análise histórica da tragédia ateniense do século V a.C. Para tanto, é proposta uma trajetória que parte da cultura da performance, passa pela cultura dos festivais, pela dança do coro e pelo ensinamento do velho sátiro bêbado, até chegar na revisão dos conceitos de opsis e psuchagôgia, presentes na Poética de Aristóteles. Desse modo, busca-se compreender como a performance cívico-ritual dos atores-cantores-dançarinos gregos antigos, a partir da criação de figuras de movimento, era também um ato de evocação das almas no contexto de uma festividade pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Torres Machado, IA-Unesp

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo e docente da Universidade Estadual Paulista. 

 

João Pedro Ferreira dos Santos Ribeiro, IA-Unesp

Ator, bacharel em Teatro pela Escola Superior de Artes Célia Helena e mestrando em Artes pela Universidade Estadual Paulista.  

Referências

ALBERT, Jean-Marc. Às mesas do poder: dos banquetes gregos ao Eliseu. São Paulo: Editora Senac, 2011.

ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Editora 34, 2015.

BOSHER, Kathryn (org.). Theater outside Athens: Drama in Greek Sicily and South Italy. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

CARTLEDGE, Paul. A show for Dyonisius. In: EASTERLING, Patricia Elizabeth (org.). The Cambridge companion to Greek tragedy. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. p. 36-53.

CHANIOTIS, Angelos. Theatre rituals. In: WILSON, Peter (org.). The Greek theatre and festivals: documentary studies. Oxford. Oxford University Press, 2007. p. 21-47.

CSAPO, Eric. The man who built the theatres: theatropolai, theatronai, and arkhitektones. In: WILSON, Peter (org.). The Greek theatre and festivals: documentary studies. Oxford. Ox-ford University Press, 2007. p. 21-47.

CSAPO, Eric. Actors and icons of the ancient theatre. Chichester: Wiley-Blackwell, 2010.

EASTERLING, Patricia Elizabeth. A show for Dyonisius. In: EASTERLING, Patricia Eliza-beth (org.). The Cambridge companion to Greek tragedy. Cambridge: Cambridge Universi-ty Press, 1997a. p. 36-53.

EASTERLING, Patricia Elizabeth. Form and performance. In: EASTERLING, Patricia Eliza-beth (org.). The Cambridge companion to Greek tragedy. Cambridge: Cambridge Universi-ty Press, 1997b. p. 151-177.

ÉSQUILO. Agamêmnon. São Paulo: Iluminuras FAPESP, 2004.

GOLDHILL, William. The audience of Athenian tragedy. In: EASTERLING, Patricia Elizabeth (org.). The Cambridge companion to Greek tragedy. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. p. 54-68.

HALL, Edith. Atores-cantores da Antiguidade. In: EASTERLING, Patricia Elizabeth, HALL, Edith (org.). Atores gregos e romanos: aspectos de uma antiga profissão. São Paulo: Odys-seus, 2008. p. 3-44.

HALLIWELL, Stephen. Between ecstasy and truth: interpretations of Greek poetics from Homer to Longinus. Oxford. Oxford University Press, 2011.

MULLEN, William. Choreia: Pindar and dance. Princeton: Princeton University Press, 1983.

PICKARD-CAMBRIDGE, Sir Arthur Wallace. The dramatic festivals of Athens. Oxford: Oxford University Press, 1968.

REHM, Rush. Greek tragic theatre: theatre production studies. Londres: Routledge, 1992.

SIFAKIS, Gregory Michael. The misunderstanding of opsis in Aristotle’s Poetics. In: HARRI-SON, George William Mallory, LIAPIS, Vayos (org.). Performance in Greek and Roman theatre. Boston: Brill, 2013. p. 45-62.

SIFAKIS, Gregory Michael. Aristotle, Poetics 17, 1455a29-34: people in real life, poets, or spectators in the grip of passion. Classical Quarterly, Cambridge, Cambridge University Press, v. 59, n. 2, p. 486-493, dezembro 2019.

SLATER, William. Deconstructing festivals. In: WILSON, Peter (org.). The Greek theatre and festivals: documentary studies. Oxford. Oxford University Press, 2007. p. 21-47.

SÓFOCLES. Édipo rei. São Paulo: Perspectiva, 2011.

TAPLIN, Oliver. The stagecraft of Aeschylus: the dramatic use of exits and entrances in Greek tragedy. Oxford: Oxford University Press, 1977.

WILSON, Peter. Os músicos entre os atores. In: EASTERLING, Patricia Elizabeth, HALL, Edith (org.). Atores gregos e romanos: aspectos de uma antiga profissão. São Paulo: Odys-seus, 2008. p. 45-78.

YALOURIS, Nicolas (org.). Os jogos olímpicos na Grécia Antiga. São Paulo: Odysseus, 2004.

Publicado

2022-06-28

Como Citar

Machado, V. T., & Ribeiro, J. P. F. dos S. (2022). Figuras de movimento na tragédia ateniense do século V a.C. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 12(2), 1–25. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/113480

Edição

Seção

Temas Contemporâneos III