A Petrobras mítica e o desinvestimento da estatal símbolo de Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583.57.139565

Palavras-chave:

circulação, comunicação, discurso, mito, Petrobras

Resumo

O artigo resulta de uma pesquisa qualitativa sobre os discursos da Petrobras na última década. Por meio de revisão de literatura e estudo de caso relacionado à maior estatal do país, objetiva analisar o que há de mítico no ethos discursivo da marca, sobretudo, depois da operação Lava Jato, quando passa a ser projetada a venda de ativos da companhia. Com base nas reflexões de Roland Barthes e em diálogo com os estudos do discurso, o artigo demonstra que a Petrobras mítica, enunciada desde a sua fundação como “símbolo de Brasil”, é atualizada na proposta de transformação e desinvestimento da estatal, mas não sem disputas no processo de circulação de sentidos.

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Biografia do Autor

Lidiane Santos de Lima Pinheiro, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular do Curso de Relações Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens – PPGEL – da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Estudos do Discurso e Semiótica (GPEDS-UNEB) e pesquisadora do projeto coletivo "As batalhas da circulação em uma ambiência mediatizada: transformações enunciativas no jornalismo e na comunicação organizacional", financiado pelo CNPq/MCTI/FNDCT 2021.

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Publicado

2025-01-08

Como Citar

Pinheiro, L. S. de L. “A Petrobras mítica E O Desinvestimento Da Estatal símbolo De Brasil”. Intexto, nº 57, janeiro de 2025, doi:10.19132/1807-8583.57.139565.

Edição

Seção

Artigos