Do encontro à duração: amor na trilogia Antes do amanhecer, Antes do pôr do sol e Antes da meia-noite
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202050.146-160Palabras clave:
Amor. Encontro. Duração. Linklater. Badiou.Resumen
Este texto pareia as ideias de Alain Badiou (2013) sobre o amor – o encontro, a fixação do acaso e a duração – à análise da trilogia do diretor norte-americano Richard Linklater Antes do amanhecer (de 1995), Antes do pôr do sol (de 2004) e Antes da meia-noite (de 2013). Elementos como o uso recorrente de plano e contraplano, o plano-sequência e o duplo foco narrativo são estratégias narrativas para desenvolver uma história de amor que vá do encontro à duração.
Descargas
Citas
ALTMAN, Rick. A theory of narrative. New York: Columbia University Press, 2008.
ANTES da meia-noite. Direção: Richard Linklater. Produção: Christos V. Konstantakopoulos, Richard Linklater e Sara Woodhach. Estados Unidos da América: Sony Pictures, 2013. Online (109 min), widescreen, color.
ANTES do amanhecer. Direção: Richard Linklater. Produção: Ann Walker McBay. Estados Unidos da América: Sony Pictures, 1995. DVD (101 min), widescreen, color., 35mm.
ANTES do pôr-do-sol. Direção: Richard Linklater. Produção: Ann Walker McBay. Estados Unidos da América: Warner Independent Pictures, 2004. 1 DVD (80 min), widescreen, color.
BADIOU, Alain; TRUONG, Nicolas. Elogio ao amor. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
BAKHTIN, Mikhail. Forms of Time and the Chronotope in the novel (1938-73). In: HOLQUIST, M. (ed.). The dialogic imagination: four essays. Austin: University of Texas Press, 1981, p. 84-258.
BAZIN, André. O cinema – ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.
CAEIRO, Alberto. O pastor amoroso. Domínio Público. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/vo000006.pdf. Acesso em 14/05/2020.
DELEYTO, Celestino. From Tinseltown to Bordertown: Los Angeles on film. Detroit: Wayne State University Press, 2016.
DOCKRAY, Heather. In honor of Boyhood: a look back at the Before trilogy, a lotta years later. In: UPROXX. [S. l.], 18 July 2014. Disponível em: https://uproxx.com/filmdrunk/in-honor-of-boyhood-a-look-back-at-the-before-trilogy-a-lotta-years-later/. Acesso em: 1 mar. 2019.
HELLER, Nathan. Moment to moment: why Richard Linklater makes movies. The New Yorker, [S. l.], 23 June 2014. Disponível em: https://www.newyorker.com/magazine/2014/06/30/moment-to-moment/amp. Acesso em: 22 out. 2019.
ILLOUZ, Eva. O amor nos tempos do capitalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
MACIEL, Luiz Carlos. O poder do clímax: fundamentos de roteiro de cinema e TV. Rio de Janeiro: Record, 2003.
MCKEE, Robert. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiros. Curitiba: Arte & Letra, 2006.
PEARCE, Lynne. Romance and repetition: testing the limits of love. Journal of Popular Romance Studies, [S. l.], n. 2.1, p. 1-14, 2011.
RICŒUR, Paul. Tempo e narrativa. Campinas: Papirus, 1995.
ROUGEMONT, Dennis de. O amor e o ocidente. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.
SCHECHNER, Richard. Performance Studies: an introduction. 2. ed. New York: Routledge, 2006.
SMITH, Murray. Espectatorialidade cinematográfica e o estatuto da ficção. In: RAMOS, Fernão (org.). Teoria Contemporânea do Cinema. São Paulo: SENAC São Paulo, 2005, p. 141-169.
SUTTON, Paul. Après le coup de foudre: narrative, love and spectatorship in Groundhog day. In: ABBOTT, Stacey; JERMYN, Deborah (ed.). Falling in love again: romantic comedy in contemporary cinema. London: I.B. Tauris, 2009, p. 38-51.
WILMINGTON, Michael. Sleepless in Viena. Chicago Tribune, Chicago, 27 Jan. 1995. Tribune movie critic. Disponível em: https://www.chicagotribune.com/news/ct-xpm-1995-01-27-9501270331-story.html. Acesso em: 21 abr. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Carolina Oliveira do Amaral

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).