O processo criativo de Karim Aïnouz: o movimento da imagem em criação
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202048.212-228Palabras clave:
Cinema. Teoria dos Cineastas. Karim Aïnouz. Processo Criativo.Resumen
O presente estudo busca refletir a partir de depoimentos do cineasta brasileiro Karim Aïnouz a sua própria visão sobre o ato criativo da obra cinematográfica que produz. Olhando para a obra bibliográfica, 2013, e para as entrevistas gravadas e disponibilizadas no YouTube, pelo Cinema da Universidade de São Paulo – Paulo Emílio (CINUSP), em 2013, e pelo Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne), em 2014, considera-se Aïnouz um interveniente em todos os processos do fazer fílmico. O cineasta é um roteirista, um diretor de elenco, um realizador, um editor de som e um montador que se preocupa em manter o processo de criação em pulsão e o roteiro como um mapa de voo transformador. O movimento de suas imagens nasce da vivacidade do caminho da criação em que cada etapa é vista com a emoção daquilo que se torna urgente em prol de sua realização.
Descargas
Citas
AÏNOUZ, Karim. Roteiro: um mapa de voo. In: MUNHOZ, Marcelo; URBAN, Rafael (Org.). Conversas sobre uma ficção viva. Curitiba: Imagens da terra, 2013.
AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Campinas: Papirus Editora, 2004.
BACHELARD, Gaston. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
BAUMAN, Zygmunt. Confiança e medo na cidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
CANNE. Narrativas Audiovisuais Contemporâneas - Temp.01 Ep. 01 - Karim Aïnouz. 1 vídeo (19 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Bq-Xqgj_LXo. Acesso em: 26 jan. 2015.
CANNE. Narrativas Audiovisuais Contemporâneas - Temp.01 Ep.02 - Karim Aïnouz. 1 vídeo (20 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CnJTxb2z3s0. Acesso em: 26 jan. 2015.
CINUSP. Pré-Estréia - Debate "O Abismo Prateado" com Karim Aïnouz e Alessandra Negrini. 1 vídeo (68 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dejg_LKHqwQ. Acesso em: 26 jan. 2015.
GRAÇA, André Rui; BAGGIO, Eduardo Tulio; PENAFRIA, Manuela. Teoria dos cineastas: uma abordagem para a teoria do cinema. Revista Científica/FAP, Curitiba, v.12, p. 19-32, 2015.
GREIMAS, Algirdas Julius. Da Imperfeição. São Paulo: Hacker Editores, 2002.
GUMBRECHT, Hans. Pequenas crises: experiência estética nos mundos cotidianos. In: GUIMARAES, César; LEAL, Bruno Souza; MENDONÇA, Carlos Camargos. (org.). Comunicação e experiência estética. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
FISCHER, Sandra. Deslugar e deslocamento em O Palhaço: imagens de transe e trânsito. Revista Interin, Curitiba, v. 12, n. 2, 2012.
MADAME Satã. Direção: Karim Aïnouz. Brasil. 2002. DVD (105 min).
MUNHOZ, Marcelo; URBAN, Rafael. Conversas sobre uma ficção viva. Curitiba: Imagens da terra, 2013.
O CÉU de Suely. Direção: Karim Aïnouz. Brasil. 2006. DVD (88 min).
O ABISMO Prateado. Direção: Karim Aïnouz. Brasil. 2011. DVD (83 min).
PRAIA do Futuro. Direção: Karim Aïnouz. Alemanha; Brasil. 2014. DVD (106 min).
PRADO JÚNIOR, Tarcis; CARDOSO, Moises; IACOMINI JÚNIOR, Franco. Experiência estética no debate do filme Lakay numa universidade brasileira. In: Galáxia, São Paulo, n. 38, p. 140-153, 2018.
SEAMS. Direção: Karim Aïnouz. Brasil. 1993 (30 min).
SERTÃO de acrílico azul piscina. Direção: Karim Aïnouz; Marcelo Gomes. Brasil. 2004 (26 min).
VIAJO porque preciso, volto porque te amo. Direção: Karim Aïnouz; Marcelo Gomes. Brasil. 2009. DVD (75 min).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Aline Vaz, Tarcis Prado Júnior

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).