Software, dado e algoritmo como formas culturais na Netflix
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201944.161-183Palabras clave:
Software, Dados, Algoritmos, Formas culturais, Netflix.Resumen
O audiovisual contemporâneo – principalmente o que circula em plataformas de vídeo na web – exige olhar para além das narrativas, à medida em que se insere em ambientes mediados por softwares, tornando-se ao mesmo tempo produto e produtor de bancos de dados geridos por algoritmos. Pretendemos neste artigo, compreender como os bancos de dados e os algoritmos se constituem formas culturais e de que maneira impactam particularmente o modo em que o audiovisual da Netflix se enuncia. Para isso, articulamos a metodologia das molduras (KILPP, 2003) e os pressupostos de autores que abordam as mídias na perspectiva tecnocultural – como McLuhan (1993), Manovich (2006, 2015), Flusser (2007) e Chun (2005).
Descargas
Citas
BEIGUELMAN, Giselle. Piratas: os dissidentes da nova ordem. 2010.
BEIGUELMAN, Giselle. Entre cinema lascado, tecnofagias e outras alternativas ao “capitalismo fofo”. TCAV, 2011.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1986.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
BITTENCOURT, Daniel de Andrade. Quando a interface é a mensagem: procedimentos técnico-estéticos como estratégias de diferenciação em portais de informação, uma análise dos portais UOL e Globo.com. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2007.
BRUNO, Fernanda. Dispositivos de vigilância no ciberespaço: duplos digitais e identidades simuladas. Revista Fronteiras: estudos midiáticos, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 152-159, maio/agosto 2006.
CANEVACCI, Mássimo. Antropologia da comunicação visual. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
CARDOSO, Reizel Martins. Webvisualidades televisivas: a remixabilidade profunda em HitRecord on TV. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2016.
CHUN, Wendy Hui Kyong. On “sourcery,” or code as fetish. Configurations, Baltimore, v. 16, n. 3, p. 299-324, 2008.
CHUN, Wendy Hui Kyong. On software, or the persistence of visual knowledge. Grey Room, Massachusetts, n. 18, 2005.
DELEUZE, Gilles. ¿Que és un dispositivo? In: BALIBAR, Etinenne et al. Michel Foucault, filósofo. Barcelona: Gedisa, 1999.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia da comunicação. São Paulo: Cosac Naif, 2007.
FLUSSER, Vilém. Pós-história: vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo: Duas Cidades, 1983.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Grall, 1985.
GOMEZ-URIBE, Carlos A.; HUNT, Neil. The Netflix recommender system: algorithms, business value, and innovation. New York: ACM, 2016.
GOMEZ-URIBE, Carlos. Recomendações: uma abordagem global. Netflix Media Center, Los GatosCidade de publicação, 17. Fev. 2016. Disponível em: <https://media.netflix.com/pt_br/company-blog/a-global-approach-to-recommendations>. Acesso em: 25 ago. 2018.
KILPP, Suzana. A traição das imagens. Porto Alegre: Entremeios Editora, 2010.
KILPP, Suzana. Ethicidades televisivas. São Leopoldo: Ed.Unisinos, 2003.
MANOVICH, Lev. El lenguaje de los nuevos medios de comunicación: la imagen en la era digital. Buenos Aires: Paidos, 2006.
MANOVICH, Lev. Novas mídias como tecnologia e idéia: dez definições. In: LEÃO, Lúcia (Org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Senac, 2005.
MANOVICH, Lev. O banco de dados. Eco-Pos, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1. p. 7-26, abr. 2015.
MCLUHAN, Marshall. POWERS, Bruce. La aldea global. Barcelona: Gedisa, 1993.
MONTAÑO LA CRUZ, Sonia Estela. Plataformas de vídeo: apontamentos para uma ecologia do audiovisual da web na contemporaneidade. 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Curso de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2012.
NETFLIX. Centro de ajuda Netflix. O que é a Netflix? [2018?]. Disponível em: <https://help.netflix.com/pt/node/412>. Acesso: 14 set. 2018.
NETFLIX. [Portal streaming]. 2017. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2017.
NETFLIX INVESTORS. Long-term view. [2018?]. Disponível em: <https://www.netflixinvestor.com/ir-overview/long-term-view/default.aspx>. Acesso em: 25 ago. 2018.
RAIMOND, Yves; BASILICO, Justin. Recommending for the world. The Netflix Tech Blog, Los Gatos, 17 fev. 2016. Disponível em: <https://medium.com/netflix-techblog/recommending-for-the-world-8da8cbcf051b>. Acesso em: 25 ago. 2018.
REDAÇÃO ELLE. The Crown é a série mais cara da história da Netflix e conta a história da Rainha Elizabeth. Assista ao trailer! Elle, São Paulo, 28 out. 2016.
THOMAS, Jennifer Ann. Você vê a Netflix e ela também vê você. VEJA, São Paulo, v. 49, n. 20, p. 108, jun. 2017.
VENTURA, Felipe. Netflix tem impressionantes 76.897 gêneros para classificar filmes. GIZMODO, São Paulo, 3 jan. 2014. Disponível em: <http://gizmodo.uol.com.br/netflix-generos/>. Acesso em: 18. jun. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Kélliana Braghini, Sonia Estela Montaño La Cruz

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).