Cinzelamento e sexualidade em Films d’amour (1968-89), de Maurice Lemaître

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-858320190.121-145

Palavras-chave:

Cinema de vanguarda. Letrismo. Cinzelamento. Sexualidade. Maurice Lemaître.

Resumo

Com base no conjunto de curtas Films d’amour, realizados por Maurice Lemaître, busca-se questionar seus principais traços narrativos, tendo por foco as questões do cinzelamento e da sexualidade neles existentes. Para tanto, parte-se do debate teórico das dimensões fílmicas, extrafílmicas e líricas do cinzelamento, bem como da sexualidade no contexto da vanguarda letrista. Em um segundo momento, os filmes são abordados por uma descrição comentada, atenta às questões-chave anunciadas, bem como às contraposições letristas aos padrões hegemônicos de sexualidade próprios ao cinema clássico e ao pornô. Por fim, identifica-se a existência de uma sexualidade particular, associada ao lirismo e também às tensões entre a liberdade visual e a racionalização dos elementos sonoros/escritos. Entre os desdobramentos, quanto às teorias sobre a construção da sexualidade no cinema, defende-se que Films d’amour terá um campo conceitual propício, a partir de autores como Laura Mulvey, Mary Ann Doane e Yann Lardeau que, nos anos 70, desconfiavam do prazer visual e da sexualidade, herdeiros do naturalismo clássico e da fragmentação do pornô.

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Biografia do Autor

Fábio Raddi Uchôa, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR

Pós-doutor em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Atualemente é professor adjunto do PPGCom/UTP e coordenador do grupo de pesquisas Cine&Arte (CNPQ).


Lattes: http://lattes.cnpq.br/5064072150847944

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Publicado

2019-04-18

Como Citar

Uchôa, F. R. “Cinzelamento E Sexualidade Em Films d’amour (1968-89), De Maurice Lemaître”. Intexto, abril de 2019, p. 121-45, doi:10.19132/1807-858320190.121-145.

Edição

Seção

Artigos