Cinzelamento e sexualidade em Films d’amour (1968-89), de Maurice Lemaître
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-858320190.121-145Palavras-chave:
Cinema de vanguarda. Letrismo. Cinzelamento. Sexualidade. Maurice Lemaître.Resumo
Com base no conjunto de curtas Films d’amour, realizados por Maurice Lemaître, busca-se questionar seus principais traços narrativos, tendo por foco as questões do cinzelamento e da sexualidade neles existentes. Para tanto, parte-se do debate teórico das dimensões fílmicas, extrafílmicas e líricas do cinzelamento, bem como da sexualidade no contexto da vanguarda letrista. Em um segundo momento, os filmes são abordados por uma descrição comentada, atenta às questões-chave anunciadas, bem como às contraposições letristas aos padrões hegemônicos de sexualidade próprios ao cinema clássico e ao pornô. Por fim, identifica-se a existência de uma sexualidade particular, associada ao lirismo e também às tensões entre a liberdade visual e a racionalização dos elementos sonoros/escritos. Entre os desdobramentos, quanto às teorias sobre a construção da sexualidade no cinema, defende-se que Films d’amour terá um campo conceitual propício, a partir de autores como Laura Mulvey, Mary Ann Doane e Yann Lardeau que, nos anos 70, desconfiavam do prazer visual e da sexualidade, herdeiros do naturalismo clássico e da fragmentação do pornô.
Downloads
Referências
ALBERA, François. La vanguardia en el cine. Buenos Aires: Manantial, 2009.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
AUMONT, Jaques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas: Papirus, 2003.
AUMONT, Jaques; MARIE, Michel. L’analyse des films. Paris: Nathan, 2002.
BRAKHAGE, Stan. Metáforas da visão. In: XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983. p. 341-352.
CABAÑAS, Kaira . Off-screen cinema: Isidore Isou and the lettrist avant-guarde. Chicago: University of Chicago Press, 2014.
CHANTAL D., Star. Direção: Maurice Lemaître. França, 1968. Suporte: 16mm (26 min), som ótico, cor.
CHION, Michel. La audiovision. Barcelona: Paidós, 1993.
DEBORD, Guy. Potlatch (1954-1957). Paris: Gallimard, 1996.
DES SCENES d'amour très réalistes avec force détails et gros plans. Direção: Maurice Lemaître. França, 1978. Suporte: Super-8 (18 min), cor, sonoro.
DOANE, Mary Ann. Woman’s stake: filming the female body. October, Cambridge, v. 17, p. 22-36, 1981.
DOANE, Mary Ann. A voz no cinema: a articulação de corpo e espaço. In: XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983. p. 457-475.
FILMS d'amour. Direção: Maurice Lemaitre. 1968-89. Versão em vídeo (78 min), som, cor, p & b. Compila 5 curtas-metragens.
HURLEMENTS en faveur de Sade. Direção: Guy Debord. França, 1952. Suporte: 35mm (64 min), p & b.
ISOU, Isidore. Introduction à une nouvelle poésie et à une nouvelle musique. [Paris]: Gallimard, [1947].
ISOU, Isidore. Isou ou la mécanique des femmes. Paris: Aux escaliers de Lausanne, 1949.
ISOU, Isidore. Je vous apprendrai l'amour suivi de Traité d'érotologie mathématique et infinitésimale. Paris: Le terrain Vague, 1959.
L’AMOUR-SYSTÈME. Direção: Maurice Lemaître. França, 1979. Suporte: 16mm (17min), p&b, som ótico.
L'AMOUR réinventé. Direção: Maurice Lemaître. França, 1979. Suporte: 16mm (15 min), cor, som ótico.
L'AMOUR, qu'est-ce? Direção: Maurice Lemaître. Fança, 1976-1989. Suporte: 16mm (24 min), cor, sonoro.
L’ANTICONCEPT. Direção: Gil Wolman. França, 1952. Suporte: 35mm (61 min), p & b, sonoro.
LARDEAU, Yann. Le sexe froid: du pornô et au dela. Cahiers Du Cinema, Paris, n . 289, p. 49-63, 1978.
LE FILM est déjà commencé? Direção: Maurice Lemaître. França, 1951. Suporte: 35mm (62 min), sonoro, cor/p & b.
LEMAÎTRE, Maurice. Oeuvres de cinema (1951-2007). Paris: Paris Experimental, 2007.
LEMAÎTRE, Maurice. Le café cinema Lemaître: huit films lettristes. Paris: Paris Experimental, 2003.
LEMAÎTRE, Maurice. Qu’est-ce que le Lettrisme? Paris: Fischbacher, 1954.
LEMAÎTRE, Maurice. Le film est déja commencé? Paris: Cahiers de l’externité, 1999.
LEMAÎTRE, Maurice. Le journal d’un dragueur ou L’amour-système. [Paris]: Le Terrain Vague, 1960.
MULVEY, Laura. Prazer visual e cinema narrativo. In: XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983. p. 437-453.
SABATIER, Roland. Le lettrisme: les creations et lês createurs. Nice: Zéditions, 2000.
SABATIER, Roland. Le lettrisme/Les Théories du Lettrisme – l’erotologie. [20--].
SITNEY, Adams. The lyrical film. In: SITNEY, Adams. Visionary film. New York: Oxford University Press, 2002. p. 155-187.
TRAITÉ de bave et d’éternité. Direção: Isidore Isou. 1951. Suporte: 35mm (120 min), p & b, sonoro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Fábio Raddi Uchôa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).