Mudanças estruturais e ensino de jornalismo: o papel do professor nos novos rumos do jornalismo brasileiro

Autores/as

  • Rafael Pereira da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Boanerges Balbino Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201635.137-153

Palabras clave:

Ensino. Jornalismo. Ethos. Habitus.

Resumen

O jornalismo contemporâneo é reconfigurado por transformações na produção e a veiculação das notícias, em paralelo, temos a integração tecnológica e a convergência midiática. Simultaneamente, temos um alargamento do campo entrelaçando atividades e competências dos profissionais. Destarte, o artigo reflete sobre os desafios e o papel dos professores e dos cursos de jornalismo neste cenário. Como metodologia, utilizamos uma revisão de literatura baseada nos estudos sobre o ethos e o habitus jornalístico sob a ótica de Traquina, Bourdieu e Cavalcanti, associada a um suporte de entrevistas realizadas entre 2011 e 2014 com dois grupos de jornalistas, um deles ligado à midia tradicional e o outro às assessorias de imprensa. Entre as considerações, destaca-se a necessidade de se pensar, ensinar e praticar jornalismo de maneira consciente, evitando-se as lacunas entre os aspectos acadêmicos e mercadológicos e estimulando o fomento à percepção evidenciada pelas múltiplas identidades do jornalista contemporâneo, envolto em habilidades e competências diversificadas.

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Biografía del autor/a

Rafael Pereira da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Jornalista graduado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2011), Especialista em Comunicação Empresarial pelo Cemp/UFJF (2013), Mestre em Comunicação e Sociedade, na linha de pesquisa Comunicação e Identidades no PPGCom / UFJF. Área de atuação: Telejornalismo, Assessoria de Imprensa, Gerenciamento de Projetos, Gestão de Mídias Sociais. Áreas de interesse: Jornalismo e Sociedade, Assessoria de Imprensa/Comunicação, Telejornalismo, Mídia, Comunicação e Identidades.

Boanerges Balbino Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Jornalista, professor e pesquisador. Pós-doutorando em Jornalismo pelo Programa CAPES/PNPD na UEPG (PR), Doutor (pela UFRJ) e mestre (pela UMESP) em Comunicação, autor de livros, coordenador de pós-graduação e professor do PPGCom na UFJF (MG). Diretor do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo – FNPJ. Professor Orientador e coautor do trabalho

Citas

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Publicado

2016-04-29

Cómo citar

da Silva, R. P., y B. B. Lopes. «Mudanças Estruturais E Ensino De Jornalismo: O Papel Do Professor Nos Novos Rumos Do Jornalismo Brasileiro». Intexto, n.º 35, abril de 2016, pp. 137-53, doi:10.19132/1807-8583201635.137-153.

Número

Sección

Artículos