A film that thinks about itself: the politic and the fragments of history

Authors

  • Cristiane Freitas Gutfreind Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Márcio Zanetti Negrini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-858320190.187-203

Keywords:

Politic Film. Brazilian Cinema. New State.

Abstract

We analyzed the montage of Imagens do Estado Novo 1937-45, by Eduardo Escorel, with the aim of observing the actuality of the narrative, emphaticizing its political aspects. We examine how fragments of images used by the decoupage articulate the interaction between present time and images of Estado Novo. The subjectivity as a narrative trace shows the reflection that the film raises about itself through its narrator and the vestiges that reveal the process of montage of archives. The film elaborates a way of thinking the politic as a manifestation of history in the present time, by approaching facts that marked the first half of the twentieth century in Brazil.

Politic Film. Brazilian Cinema. New State.

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Author Biographies

Cristiane Freitas Gutfreind, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Cultures et Comportements Sociaux - Université de Paris 5 (René Descartes, Sorbonne -1996) e doutorado em Sociologie - Université de Paris 5 (René Descartes, Sorbonne - 2001). Atualmente é coordenadora do PPGCom e professora na graduação em Cinema da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É bolsista produtividade do CNPq. Foi membro da comissão coordenadora do PPGCom, coordenadora do departamento de Ciências da Comunicação e coordenadora da Comissão Científica da Famecos. Foi editora da Revista Famecos e da Revista E-Compós. Foi vice-presidente da Compós (2015-2017). Membro da AFECCAV (Association Française des Enseignants et des Chercheurs en Cinéma et Audiovisuel). É líder o grupo de pesquisa Cinema e Audiovisual: comunicação, estética e política (Kinepoliticom) e participa de outros grupos de pesquisa de áreas afins no CNPq. Tem experiência na área de Sociologia e Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias do cinema e da imagem, estética, história e filosofia da comunicação. Possuí produção científica em português, francês, inglês e espanhol.

Márcio Zanetti Negrini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PPGCom/PUCRS, bolsista CAPES. Mestre pelo PPGCom/PUCRS (2014), com incentivo de bolsa CAPES, e bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Franciscano, UNIFRA (2007). Tem experiência de pesquisa em comunicação e estudos socioculturais com ênfase em cinema e audiovisual, dedicando-se aos seguintes temas: política, propaganda, história e cultura popular brasileira. Possui produção intelectual-acadêmica publicada no Brasil e no exterior, e atua junto ao Grupo de Pesquisa em Cinema, Audiovisual, Estética, Comunicação e Política (Kinepoliticom/CNPq). Membro da Sociedade Brasileira de Estudos em Cinema e Audiovisual (Socine), e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Coordena o Cinesofia: Grupo de Estudos sobre Cinema e Audiovisual, vinculado ao PPGCom/PUCRS. Entre 2015 e 2017, foi assistente editorial da Revista E-Compós, periódico da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós).

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Published

2019-04-18

How to Cite

Freitas Gutfreind, C., and M. Zanetti Negrini. “A Film That Thinks about Itself: The Politic and the Fragments of History”. Intexto, Apr. 2019, pp. 187-03, doi:10.19132/1807-858320190.187-203.

Issue

Section

Articles