Consórcio de Imprensa para dados de covid-19
ferramentas digitais como impulsionadoras da cultura da colaboração no jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583.57.140935Palavras-chave:
ferramentas digitais, transparência pública digital, consórcio de imprensa, pandemia de covid-19, jornalismo de dadosResumo
O artigo aborda a formação do Consórcio de Imprensa para dados de covid-19 no Brasil, quando em junho de 2020, um grupo de veículos se reuniu em trabalho colaborativo para suprir a ausência de informações do Ministério da Saúde. A metodologia é a análise categorial do conteúdo de entrevistas semiestruturadas com três jornalistas que estiveram na liderança da operação do consórcio nas suas respectivas redações, O Estado de São Paulo, G1 e Folha de S. Paulo. Os conceitos teóricos passam pela transparência de Estado na democracia e na imprensa e pela colaboração no jornalismo. O objetivo é identificar como o trabalho do consórcio foi operacionalizado destacando a intersecção de ferramentas digitais e a prática da produção colaborativa no jornalismo de dados. O resultado aponta para a centralidade de ferramentas digitais em nuvem para a colaboração no jornalismo.
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