A produção do conhecimento em ciência da informação no Brasil: uma análise a partir dos artigos científicos publicados na área
Palavras-chave:
Ciência da Informação. Conhecimento Científico. Produção do Conhecimento.Resumo
Pesquisa que mapeou a produção do conhecimento em Ciência da Informação no Brasil a partir dos artigos científicos publicados entre 2001 e 2005 nos principais periódicos da área de Ciência da Informação. É uma documental, que teve como corpus de análise os artigos científicos publicados nas principais revistas brasileiras da área, utilizando técnicas bibliométricas, para a análise dos dados. Constata que: 295 autores publicaram os 161 artigos científicos; há um grupo de autores mais produtivos que estão vinculados às universidades e aos programas de pós-graduação da área; a temática mais incidente nos artigos foi Comunicação, Divulgação e Produção Editorial, conforme taxonomia adotada na pesquisa; os artigos de periódicos e os livros são os tipos de materiais mais citados; as influências teóricas mais presentes na construção do conhecimento da área advêm da Biblioteconomia, Administração e Sociologia; os autores mais influentes na construção do conhecimento são, principalmente, pesquisadores da área, no Brasil; e foram identificadas seis frentes de pesquisa, cada uma relacionada a uma temática de estudo da Ciência da Informação. Conclui que a Ciência da Informação brasileira é influenciada por um grupo de pesquisadores que atua em universidades e estabelece, de certa forma, as diretrizes temáticas da área, interferindo nas relações tecidas para embasar o desenvolvimento dos estudos e pesquisas e, conseqüentemente, fortalecendo determinados enfoques da área e determinando o desenvolvimento disciplinar e interdisciplinar da área no país.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Edna Lúcia Silva, Liliane Vieira Pinheiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).