O ensaio entre a arte e a ciência
entrevista com Henri Arraes Gervaiseau
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201532.4-14Abstract
Henri Arraes Gervaiseau é cineasta e professor da ECA-USP. Tem artigos publicados em revistas brasileiras e estrangeiras. É autor de O abrigo do tempo: abordagens cinematográficas da passagem do tempo (2012). Entre os seus documentários, premiados no Brasil e no exterior, destacam-se: Tem que ser baiano? (1994); Terra Prometida (1997); Em trânsito (2005); Retrato de grupo (2009); Entretempos (2012). O seu projeto de pesquisa atual tem como tema central o documentário, mas particularmente de cunho ensaístico, como meio de expressão da experiência do deslocamento. Nesta perspectiva, reflexão teórica, revisão crítica e análise de uma série de obras estrategicamente escolhidas encontram-se associadas à elaboração de ensaios audiovisuais inéditos que envolvem a própria experiência existencial de deslocamento do pesquisador realizador, francobrasileiro. Henri Arraes Gervaiseau dedica-se atualmente a preparação do primeiro filme da sua Trilogia do deslocamento. Esta entrevista foi realizada por ocasião da sua visita a Porto Alegre, em março de 2015, para realização da aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Na conversa, Gervaiseau reflete sobre o espaço do ensaio como lugar de produção de conhecimento, as fronteiras entre o ensaio, a arte e o texto científico e a prática ensaística no audiovisual.
Downloads
References
ADORNO, T. O ensaio como forma. In: ______. Notas de Literatura. São Paulo: Duas Cidades/Ed 34, 2003. p. 15-45.
ARTHUR, P. Essay questions. Film Comment, New York, v. 39, n. 1, p. 58-62, 2003.
CATALÀ, J.. M. Estética del ensayo: la forma ensayo, de Montaigne a Godard. Valencia: PUV/Universitat de Valência, 2014.
CHRISTIE, I. L’avant-garde internationale et le cinéma. In: TOULET, E. (Org.). Le cinéma au rendez-vous des arts: France, années 20 et 30. Paris: Bibliothèque Nationale de France, 1995. p. 68-76.
CORRIGAN, T. The essay film, from Montaigne, after Marker. Oxford University Press. 2011.
DIDI-HUBERMAN, G. Remontages du temps subi: l’oeil de l’histoire, 2. Paris: Éditions de Minuit, 2010.
FRIZOT, M. Les vérités du photomenteur. In: ______. Photomontages: photographie expérimentale de l’entre-deux-guerres. Paris: Photo Poche, 1987. p. 1-9.
GERVAISEAU, H. A. O abrigo do tempo: abordagens cinematográficas da passagem do tempo. São Paulo: Alameda, 2012.
JABLONKA, I. Histoire des grands parents que je n’ai pas eu: une enquête. Paris: Seuil, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Jamer Guterres de Mello, Gabriela Machado Ramos de Almeida

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The copyright of works published in this journal belong to the authors, and the right of first publication is conceded to the journal. Due to the journal being of open access, the articles are of free use in research, educational and non-commercial activities.
Therefore, the journal uses the License Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), which allows sharing of work with acknowledgment of authorship.
Self-archiving (repository policy): authors are allowed to deposit all versions of their work in institutional or thematic repositories without embargo. It is requested, whenever possible, that the full bibliographic reference of the version published in Intexto (including the DOI link) be added to the archived text.
Intexto does not charge any article processing fees (article processing charge).