Melodrama, uma poética do povo
Palavras-chave:
Melodrama. Teatro popular. Cinema.Resumo
No início do XIX, surge na capital francesa uma nova estética teatral, centrada na encenação: a deslocar a percepção do “poético” do espaço da linguagem para o âmbito da cena; a falar diretamente para os populares que ocupavam as plateias, reproduzindo-os também na ribalta, em obras que pela primeira vez os tomavam por tema central. Gênero ilustrativo dessa vertente artística foi o melodrama, ao qual se dedica Jean-Marie Thomasseau em Mélodramatiques, compilação dos artigos mais recentes deste que é, quiçá, o principal estudioso do assunto no mundo – obra à qual se dedica esta resenha.
Downloads
Referências
FARIA, João Roberto. Ideias teatrais: o século XIX no Brasil. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2001.
THOMASSEAU, Jean-Marie. Mélodramatiques. Saint-Denis: Presses Universitaires de Vincennes, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Danielle Crepaldi Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).