A atuação da imprensa e a construção de problemas sociais: os conflitos argumentativos em torno das sementes transgênicos no Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Jornalismo. Imprensa. Transgênico. Notícias Ambientais.Resumo
Esse artigo apresenta uma análise das notícias publicadas sobre as sementes transgênicas nos jornais gaúchos voltados a um “jornalismo comercial” e aqueles vinculados ao chamado “ecojornalismo”. A análise permitiu mostrar certos confrontos entre os principais modelos argumentativos utilizados pelos jornais na produção de informações sobre os transgênicos, bem como contribuiu para revelar que os dois espaços de produção de notícias ambientais considerados possuem dinâmicas de funcionamento, formas de organização e esquemas de percepção que se diferenciam.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).