Análise da comunicação da Barber Beer Sport Club

abordagem semiótica em diálogo com teorias de gênero e de interseccionalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583.57.144000

Palavras-chave:

barbearia, semiótica discursiva, gênero, interseccionalidade, esportes

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a construção de efeitos de sentido na comunicação da Barber Beer Sport Club, barbearia de Belo Horizonte estilizada com temática de esportes tidos culturalmente, por um viés tradicional, como masculinos. Com esse intuito, a pesquisa empreendeu uma análise semiótica de base discursiva em diálogo com teorias de gênero e de interseccionalidade de uma peça gráfica, disponível na capa da página do Facebook da empresa, que traz, de maneira panorâmica, alguns astros do esporte. Como resultados, conclui-se que a barbearia demonstra, por meio de sua construção de marca junto ao público, um posicionamento próximo dos estereótipos do que é tido como normativo no contexto do masculino no Ocidente, incorporando um ideário de masculinidade hegemônica/tóxica.

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Biografia do Autor

José Lemos Monteiro Filho , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestrando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), na linha de pesquisa Narratividade dos processos e dos objetos midiáticos. Bolsista FAPEMIG. Especialista em Marketing Digital e Gestão de Mídias Sociais pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Conrado Moreira Mendes, PUC Minas

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas). Doutor em Semiótica e Linguística Geral pela USP.

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Publicado

2025-06-18

Como Citar

Monteiro Filho , J. L., e C. M. Mendes. “Análise Da comunicação Da Barber Beer Sport Club: Abordagem semiótica Em diálogo Com Teorias De Gênero E De Interseccionalidade”. Intexto, nº 57, junho de 2025, doi:10.19132/1807-8583.57.144000.

Edição

Seção

Artigos