A diluição do jornalismo na publicidade
sobre conteúdo de marca, integridade e credibilidade
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583.56.139626Palavras-chave:
jornalismo, publicidade, conteúdo de marca, discurso, credibilidadeResumo
Este artigo discute o conteúdo de marca, também chamado de branded content, publieditorial ou publijornalismo. O conteúdo de marca é um gênero discursivo híbrido efetivamente comandado pelo discurso publicitário e regido por valores do marketing, mas que se esforça para ser lido como jornalístico. Por meio de uma análise discursiva, o texto evidencia como, nesse processo autofágico, o jornalismo vende seu maior capital simbólico – a credibilidade – e renuncia a sua integridade como enunciador. Também demonstra, por meio de exemplos dos jornais Estadão e Gaúcha ZH, que o conteúdo de marca utiliza estratégias discursivas do jornalismo e as destrói: esvazia o conceito de acontecimento, deteriora a crença na competência das fontes e corrói a importância da verdade. A partir do apagamento das fronteiras entre os discursos jornalístico e publicitário, constata-se que o jornalismo avança para sua própria diluição e insignificância.
Downloads
Referências
ALVES, Daniele de Castro. A linguagem do branded content nas dinâmicas de comunicação mercadológica. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
BARBOSA, Lívia. Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
BASTOS, Hélder. A diluição do jornalismo no ciberjornalismo. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 1-15, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2012v9n2p284. Acesso em: 4 jul. 2024.
BENETTI, Marcia. O jornalismo como gênero discursivo. Galáxia, São Paulo, n. 14, p. 13-28, 2008.
BERGER, Christa; TAVARES, Frederico. Tipologias do acontecimento jornalístico. In: BENETTI, Marcia; FONSECA, Virginia (org.). Jornalismo e acontecimento: mapeamentos críticos. Florianópolis: Insular, 2010. v. 1.
BOORSTIN, Daniel. The image: a guide to pseudo-events in America. New York: Vintage, 1961.
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial no Brasil: uma leitura crítica. São Paulo: All Print, 2005.
BUENO, Wilson da Costa. O jornalismo patrocinado como estratégia nos negócios. In: FÉLIX, Joana D’Arc (org.). Comunicação estratégica e integrada. Brasília: Rede Integrada, 2020.
BUNCE, Mel. Management and resistance in the digital newsroom. Journalism, United Kingdom, v. 20, n. 7, p. 890-905, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1464884916688963. Acesso em: 4 jul. 2024.
CAMPBELL, Colin. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
CAMPBELL, Colin. Eu compro, logo sei que existo: as bases metafísicas do consumo moderno. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin (org.). Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
CASAQUI, Vander. Publicidade. In: MARCONDES FILHO, Ciro (org.). Dicionário da Comunicação. São Paulo: Paulus, 2009.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006.
COAN, Emerson. O jornalismo da Folha de São Paulo na era da publicidade: a realização do discurso “publijornalístico”. Domínios de Linguagem, Uberlândia, v. 6, n. 1, p. 130-147, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.14393/DL12-v6n1a2012-7. Acesso em: 4 jul. 2024.
CODDINGTON, Mark. The wall becomes a curtain: revisiting journalism’s news-business boundary. In: CARLSON, Matt; LEWIS, Seth (org.). Boundaries of journalism: professionalism, practices and participation. London: Routledge, 2015.
CORNU, Daniel. Jornalismo e verdade: para uma ética da informação. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
ELMAN, Débora. O discurso híbrido do jornalismo de moda: estratégias do Jornalismo, da Publicidade e da Estética. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
ESTADÃO. Reimaginando a medicina. Estadão, São Paulo, jul. 2023.
ESTADÃO. Por que usar uma solução de gestão de frota? Estadão, São Paulo, 5 out. 2022a.
ESTADÃO. Um agente da mobilidade. Estadão, São Paulo, 29 dez. 2022b.
ESTADÃO BLUE STUDIO. Estadão, São Paulo, 2024. Disponível em: https://bluestudio.estadao.com.br/. Acesso em: 4 jul. 2024.
ESTADÃO BLUE STUDIO. O Summit Mobilidade Estadão 2023 [...]. Estadão, São Paulo, maio 2023a. Instagram: @estadaobluestudio.
ESTADÃO BLUE STUDIO. Surpreenda-se com insights valiosos [...]. Estadão, São Paulo, 3. ago. 2023b. Instagram: @estadaobluestudio.
ESTADÃO BLUE STUDIO. Festas & Férias: transporte por app é boa opção para deslocamentos. Estadão, São Paulo, 28 dez. 2022.
ESTÚDIO FOLHA. Folha de S. Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://estudio.folha.uol.com.br/institucional/ /. Acesso em: 4 jul. 2024.
FALCO, Alessandra. Publieditorial: o “mascaramento” da informação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 30., 2007, Santos. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2007.
FERREIRA, Daniela; ROCHA, Liana Vidigal. O branded content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio Folha. Alterjor, São Paulo, v. 11, n. 24, p. 1-22, 2021.
FERRER-CONILL, Raul. Camouflaging church as state: an exploratory study of journalism’s native advertising. Journalism Studies, London, v. 17, n. 7, p. 904-9014, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1461670X.2016.1165138. Acesso em: 4 jul. 2024.
FLORES, Ana Paula. Hibridização entre jornalismo e publicidade: análise crítica de publieditoriais de uma campanha da Johnnie Walker. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 4.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
FRANCISCATO, Carlos Eduardo. A fabricação do presente: como o jornalismo reformulou a experiência do tempo nas sociedades ocidentais. São Cristóvão: Ed. da UFS, 2005.
G.LAB. Globo, Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: http://glab.globo.com/. Acesso em: 4 jul. 2024.
GOMIS, Lorenzo. Do importante ao interessante: ensaio sobre critérios para a noticiabilidade no jornalismo. Pauta Geral, Ponta Grossa, v. 9, n. 4, p. 25-42, 2002.
GZH. 5 motivos para comemorar o Dia dos Pais com um belo churrasco. Carnes embaladas a vácuo se consolidam como opção de qualidade. GZH, Porto Alegre, 5 ago. 2023a.
GZH. Muitas vezes, é através dele que vemos o mundo[...]. GZH, Porto alegre, 18 jul. 2023b.
GZH. Balas de coco enroladas em papel crepom [...]. GZH, Porto alegre, 17 jul. 2023c.
GZH. 4 motivos para conhecer as novas lojas do Carrefour no RS. Expansão da companhia se intensifica após a integração com o BIG. GZH, Porto alegre, 27 jul. 2023d.
GZH. Morar em meio à arte: construtora aborda tendência na construção de imóveis. GZH, Porto alegre, 21 jul. 2023e.
GZH. Cursos de idiomas do Senac têm aulas práticas e flexíveis. GZH, Porto alegre, 7 ago. 2023f.
GZH. Snout: plataforma digital aprimora saúde e bem-estar do seu pet. GZH, Porto alegre, 28 jul. 2023g.
GZH. Reserve pelo menos 15 minutos diários para aproveitar um livro. GZH, Porto alegre, 19 jun. 2023h.
GZH. Cooperativa divide resultados positivos com associados. GZH, Porto alegre, 8 ago. 2023i.
GZH. Saúde bucal e inverno: confira os cuidados necessários para a estação mais fria. GZH, Porto alegre, 14 jul. 2023j.
GZH. Senso de oportunidade deu origem ao restaurante Dona Chica. GZH, Porto alegre, 14 jul. 2023k.
GZH. Duka Soluções em Madeira adota mudanças e crescimento em serviços. GZH, Porto alegre, 24 jul. 2023L.
GZH. CREA-RS ressalta a sua importância para a segurança da sociedade. GZH, Porto alegre, 26 jun. 2023m.
GZH. Flexibilidade no atendimento é diferencial”, destaca CEO da LF Máquinas. GZH, Porto alegre, 27 jul. 2023n.
GZH. Ulbra atinge nota máxima em avaliação do Ministério da Educação. GZH, Porto Alegre, 23 jun. 2023o.
GZH. O risoto perfeito em casa: produto feito para finalizar é ideal para manter cremosidade e sabor. GZH, Porto alegre, 2 ago. 2023p.
GZH. Educação Infantil: a importância da ludicidade na construção da identidade pessoal e coletiva. GZH, Porto alegre, 27 jul. 2023q.
GZH. LATAM desafia gaúchos a testar conhecimentos sobre a aviação. GZH, Porto Alegre, 27 jul. 2023r.
GZH. Erva-mate ganha primeira semana exclusiva no Machadinho Thermas Resort. GZH, Porto Alegre, 30 jun. 2023s.
GZH. Cursos de idiomas do Senac têm aulas práticas e flexíveis. GZH, Porto Alegre, 7 ago. 2023t.
GZH. Versatilidade e sabor: três receitas que levam vinho como ingrediente. GZH, Porto Alegre, 27 jul. 2023u.
KALSING, Janaína. Jornalistas metrificados e a plataformização do jornalismo. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.
KOVACH, Bill; RONSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo. Porto: Porto Editora, 2001.
LISBOA, Silvia. Jornalismo e a credibilidade percebida pelo leitor: independência, imparcialidade, honestidade, objetividade e coerência. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
LISBOA, Silvia; BENETTI, Marcia. O jornalismo como crença verdadeira justificada. Brazilian Journalism Research, Brasília, v. 11, n. 2, p. 10-29, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2017v14n1p51. Acesso em: 4 jul. 2024.
LISBOA, Silvia; BENETTI, Marcia. Credibilidade no jornalismo: uma nova abordagem. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 51-62, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.25200/BJR.v11n2.2015.664. Acesso em: 4 jul. 2024.
MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. São Paulo: Parábola, 2008.
MÍDIA KIT ESTADÃO. Estadão Blue Studio, São Paulo, 2023.
ORTIZ, Juan. O publijornalismo e o hibridismo discursivo do branded content no site da Exame. Trabalho de Conclusão de Curso (Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
PEREZ, Katia; MORO, Rosiane. Consumo de conteúdos: branded content e os efeitos de verdade narrados pela parceria UOL & Content_Lab. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS, 13., 2019, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ABRAPCORP, 2019.
RBS BRAND STUDIO. Grupo RBS, Porto Alegre, 2024. Disponível em: http://rbsbrandstudio.com.br/. Acesso em: 4 jul. 2024.
REGINATO, Gisele Dotto. As finalidades do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2019.
ROCHA, Everardo. Magia e capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. São Paulo: Brasiliense, 2010.
RODRIGUES, Adriano Duarte. O acontecimento. In: TRAQUINA, Nelson (org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1993.
RUBIM, Michelle; ANDRADE, Ivanise. Jornalismo de marca: o uso da credibilidade jornalística na produção de conteúdo publicitário. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 44., 2021, Recife. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2021.
SANTOS, Elias. O conflito entre Folha de S. Paulo e Jair Bolsonaro: a credibilidade jornalística percebida pelos leitores. Trabalho de Conclusão de Curso (Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019a.
SANTOS, Karen. Novas práticas publicitárias em uma sociedade midiatizada: uma análise do publieditorial como um formato de “publicidade oculta”. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISAS EM MIDIATIZAÇÃO E PROCESSOS SOCIAIS, 3., 2019, São Leopoldo. Anais [...]. São Leopoldo: Unisinos, 2019b.
SARTOR, Basilio. A noção de interesse público no jornalismo: dimensões conceituais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 16., 2018, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: SBPJor, 2018.
SILVA, Marcos Paulo da; FRAGA, Bruno. Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço. Pauta Geral, Ponta Grossa, v. 3, n. 2, p. 114-130, 2016.
SRNICECK, Nick. Platform capitalism. Cambridge: Polity Press, 2017.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2005. v. 1.
VIEIRA, Lívia. Métricas editoriais no jornalismo online: ética e cultura profissional na relação com audiências ativas. Tese (Doutorado em Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcia Benetti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).