Avaliação da Qualidade Higiênico-Sanitária do Leite Utilizado no Restaurante Escola da Universidade Federal de Pelotas
DOI:
https://doi.org/10.22491/2357-9730.8670Keywords:
Qualidade, Higiênico-Saniária, LeiteAbstract
Objetivos: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade higiênico-sanitária do leite cru (in natura) e após fervura, utilizado no Restaurante Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para o preparo de molhos e sobremesas (leite produzido pelo Colégio Agrícola Visconde da Graça (CAVG) no ano de 2008).
Métodos: As amostras foram coletadas em duplicata com frequência semanal, no período de julho a agosto de 2008, totalizando 14 amostras, através de utensílios previamente esterilizados. As análises microbiológicas realizadas foram contagens de bactérias mesófilas (UFC), contagem de coliformes termotolerantes (NMP-3 tubos), contagem de Estafilococos Coagulase Positiva (UFC) e pesquisa de Salmonella sp, de acordo com a metodologia descrita no Bacteriological Analytical Manual.
Resultados: A partir dos valores encontrados tanto para o leite cru, quanto para o leite após fervura, constatou-se que 100% das amostras analisadas se apresentaram em condições satisfatórias para o consumo.
Conclusões: Conclui-se que o leite fornecido pelo CAVG é obtido sob condições higiênico-sanitárias satisfatórias, possuindo baixa contagem de microorganismos e após passar por processo de pasteurização rápida apresenta-se em condições aceitáveis para o consumo humano.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).