Características do leite cru consumido pela população de Pires do Rio - GO

Autores

  • Ana Carla Midori Martins Sanda Instituto Federal Goiano - campus Urutaí
  • Thaísa Lohane Silva IFGoiano - Urutaí
  • Karla Pereira Piva IFGoiano - Urutaí
  • Roberto Takashi Sanda IFGoiano - Urutaí
  • Joice Vinhal Costa Orsine Instituto Federal Goiano - campus Urutaí

Palavras-chave:

leite cru, leite clandestino, saúde publica

Resumo

O consumo de leite cru é bastante alto em todo território nacional, especialmente em comunidades rurais e em pequenos municípios, o que representa um risco à saúde da população. O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade do leite clandestino distribuído na cidade de Pires do Rio- GO, por meio dos testes de alizarol, acidez, densidade, crioscopia, lipídeos, extrato seco total e extrato seco desengordurado. Foram coletadas seis amostras de leite comercializado por leiteiros regulares de diversos pontos da cidade nos meses de março, abril e maio de 2012, totalizando 18 amostras. Os resultados encontrados indicam as más condições higiênico-sanitárias na obtenção e transporte do leite cru comercializado no município em estudo. Além disso, foram observadas amostras com indício de fraude por aguagem e adição de produtos neutralizadores do leite. Dessa forma, verifica-se o quanto a população consumidora deste leite está susceptível a doenças veiculadas por alimentos, quando ocorre o consumo do leite cru.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Vinhal Costa Orsine, Instituto Federal Goiano - campus Urutaí

Engenheira de alimentos; Engenheira de Segurança do Trabalho. Mestre em Higiene e Tecnologia de Alimentos. Doutoranda em Ciências da Saúde (UnB).

Downloads

Publicado

2013-07-23

Como Citar

1.
Sanda ACMM, Silva TL, Piva KP, Sanda RT, Orsine JVC. Características do leite cru consumido pela população de Pires do Rio - GO. Clin Biomed Res [Internet]. 23º de julho de 2013 [citado 28º de março de 2024];33(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/37832

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)