A Normativa do Hospital de Clinicas de Porto Alegre para o Armazenamento e Utilização de Materiais Biológicos Humanos e Informações Associadas em Pesquisa: Uma Proposta Interdisciplinar
Palavras-chave:
material biológico, armazenamentoResumo
Este artigo apresenta a justificativa e o processo de elaboração do marco normativo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) para o armazenamento e utilização de materiais biológicos humanos e suas informações associadas em atividades de pesquisa. Um grupo de trabalho multiprofissional se reuniu e discutiu todos os aspectos referentes a esta questão que envolve as atividades de biobanco e de biorrepositórios. Como produto deste trabalho é apresentada a Normativa Institucional.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-07-30
Como Citar
1.
Fernandes MS, Goldim JR, Ashton-Prolla P, Matte U, Meurer L, Osvaldt A, Bittelbrunn AC, Schlatter R, Kucyk R, Pereira da Silva FM, Clausell N. A Normativa do Hospital de Clinicas de Porto Alegre para o Armazenamento e Utilização de Materiais Biológicos Humanos e Informações Associadas em Pesquisa: Uma Proposta Interdisciplinar. Clin Biomed Res [Internet]. 30º de julho de 2010 [citado 23º de setembro de 2023];30(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/15040
Edição
Seção
Seção de Bioética
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).