Lesões pré-malignas do esôfago e câncer precoce
considerações sobre o tratamento
Palavras-chave:
Câncer de esôfago, lesões precursoras, displasia, câncer superficial, mucosectomia endoscópica, ablacão por laser, terapia fotodinâmicaResumo
O câncer de esôfago é uma doença epidemiologicamente importante em nosso meio. O consumo de álcool, o tabagismo e o refluxo gastroesofágico estão entre os fatores de risco bem estabelecidos para o desenvolvimento de câncer. As condições prédeterminantes como o esôfago de Barrett, acalasia, estreitamento cáustico e lesões pré-malignas do esôfago apresentam um risco mais elevado para o câncer de esôfago. Estas lesões, portanto, merecem uma maior atenção. O diagnóstico precoce e o tratamento imediato podem permitir uma melhora na sobrevida e uma redução na morbidade e na mortalidade. Este trabalho apresenta algumas considerações a respeito
das modalidades de tratamento de lesões precursoras e câncer superficial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).