Arte, formação estética e paisagens inéditas para a docência

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DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.128929

Palavras-chave:

Arte, Formação estética, Docência

Resumo

Poderia a formação docente prescindir de uma dimensão estética? Apesar das atuais políticas para formação docente no país, marcadas pela insistência na necessidade de reformas, argumenta-se que uma formação ancorada esteticamente é, mais do que nunca, urgente e necessária. As noções de arte e estética em movimento aqui não se restringem à produção e contemplação de objetos artísticos, mas também ao afeito à vida de cada um de nós. Para tal discussão, tomam-se produções artísticas contemporâneas como "experiências epistemológicas" capazes de renovar nossas perguntas (Canclini, 2012) ou de criar "paisagens inéditas do visível" (Rancière, 2012). Que paisagens inéditas do visível somos capazes de inventar para a docência?

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Biografia do Autor

Luciana Gruppelli Loponte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística, Habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade Federal de Pelotas — UFPEL (1990), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas — UNICAMP (1998) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS (2005). Pesquisadora e Professora Titular do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Arte, linguagem e currículo. Desde 2021, é Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS. Foi vice-presidente da Federação de Arte-Educadores do Brasil (FAEB), de 2006 a 2008, e coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) 24 — Educação e Arte da ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação), de 2008 a 2010, e membro do Comitê Científico da entidade de 2010 a 2015. Nos últimos anos, tem obtido financiamento do CNPq para suas pesquisas (Edital Universal 2007, 2010, 2013 e 2018). É líder do ARTEVERSA — Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência (UFRGS/CNPq). Realizou estadia como Professora Visitante no Exterior Sênior com bolsa Capes, de novembro de 2018 a fevereiro de 2019, na Universidade de Lleida, na Espanha. Tem pesquisas na área de Educação, com ênfase em Ensino de Arte, com foco em formação de professores, formação estética docente, arte e educação, gênero e artes visuais.

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Publicado

2023-11-04

Como Citar

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte, formação estética e paisagens inéditas para a docência. Revista GEARTE, [S. l.], v. 10, 2023. DOI: 10.22456/2357-9854.128929. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/128929. Acesso em: 27 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos