Brincando com música em um curso de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.117512Palavras-chave:
Musicalização. Educação musical. Formação musical de pedagogos. Arte na pedagogia e brincadeiras da cultura tradicional da infância.Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência a respeito de um processo de musicalização desenvolvido no curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Campo Limpo Paulista. Trata-se de uma proposta de educação musical baseada no conceito de experiência de Jorge Larrosa Bondia, em que as estudantes têm a oportunidade de experienciar brincadeiras da cultura tradicional da infância e criar brincadeiras originais. Observou-se que, por meio do brincar, elas puderam reconhecer o potencial musical e criativo que carregam em si, ter contato com conteúdos musicais e refletir acerca dos modos de se trabalhar com música na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Espera-se que este relato, junto do repertório de brincadeiras, do referencial bibliográfico e fonográfico que ele traz, possa incentivar as pedagogas em formação e atuantes a desenvolverem trabalhos com música nas escolas de Educação Básica.Downloads
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