Abordagens triangulares: reflexões sobre a aprendizagem triangular da arte
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.71899Palabras clave:
Abordagens Triangulares. Releitura. Arte. Educação.Resumen
Este artigo apresenta reflexões a respeito das muitas concepções sobre a Abordagem Triangular para o ensino da Arte, tratadas aqui no plural, como Abordagens Triangulares. Sistematizada e várias vezes revisada por Ana Mae Barbosa, tem sua história passada a limpo em artigo de Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo. Tem nas concepções de teoria aberta e de prática reflexiva os fundamentos norteadores para analisar a problemática das abordagens triangulares, destacando como problema analisado, a releitura de obras de arte no ensino e na aprendizagem da Arte.Descargas
Citas
AZEVEDO, Fernando. O aqui e agora já é história. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 25, 2015, Fortaleza. Anais... Fortaleza: FAEB/IFCE, 2015.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 80 e novos tempos. 1a. ed. São Paulo: Perspectiva, 1991.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/ Arte, 1998.
BARBOSA, Ana Mae. Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
BARBOSA, Ana Amália. Releitura, citação, apropriação ou o quê? In: BARBOSA, Ana Mae. Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais (Org.). São Paulo: Cortez, 2005.
BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da (Org.). Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 80 e novos tempos. 8a. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010a.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulações. Lisboa: Relógio d’Água, 1991.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MINERINI NETO, José. Depoimento de Ana Mae Barbosa, [2015]. No prelo.
NAKASHATO, Guilherme. A educação não formal como campo do estágio: contribuições na formação inicial do arte/educador. São Paulo: SESI-SP, 2012.
PILLAR, Analice Dutra (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. 3a. Porto Alegre: Mediação, 2003.
ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. 2a. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003.
ROUANET, Sergio Paulo. As razões do Iluminismo. São Paulo: Cia. das Letras, 1987.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los lectores son libres para transferir, imprimir y utilizar los artículos publicados en la Revista, a condición de que haya siempre mención explícita al (a los) autor(es) y a la Revista GEARTE y que no haya cualquier alteración en el trabajo original. Cualquier otro uso de los textos tiene que ser aprobado por el(los) autor(es) y por la Revista. Al someter un artículo a la Revista GEARTE y tenerlo aprobado, los autores están de acuerdo en ceder, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista: los derechos de primera publicación y el permiso para que la Revista redistribuya ese artículo y sus metadatos a los servicios de indización y referencia que sus editores juzguen apropiados.
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons 4.0 Internacional.