Anacronismo, corpo e memória nas imagens escatológicas de Francisco Toledo
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.70894Keywords:
Memória. Escatologia. Francisco Toledo. Corpo.Abstract
A ideia de que os fluidos do nosso corpo devem provocar nojo e repugnância atravessa séculos e tem explicações históricas, das quais buscamos alguns pensadores (Georges Vigarello e Mikhail Bakhtin) para elucidar as razões que solidificaram um imaginário do corpo sujo. Nas artes visuais, o artista mexicano Francisco Toledo (1940) desconstrói a noção do excremento como um dejeto que deve causar repúdio nas pessoas. Sua obra pode ser lida num duplo contato com o corpo: quando ele usa a merda como tema (dejeto corporal) e quando pensamos em suas pinturas pelo viés antropológico, onde as imagens têm um significado simbólico e são, literalmente, formadas no corpo humano. A carga afetiva e emocional que envolvem a formação das imagens no homem contribui para que a imaginação seja única, intransponível e anacrônica.
Downloads
References
BAITELLO JR, Norval. O Pensamento Sentado - Sobre glúteos, cadeiras e imagens. São Leopoldo: UNISINOS, 2012.
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento – O contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo/ Brasília: Editora Hucitec / UnB, 2008.
BELTING, Hans. “Meio, imagem, corpo”. In: BELTING, Hans. Antropologia da Imagem. Lisboa: KKYM + EAUM, 2014, p. 21-116.
BORGES, Jorge Luis; TOLEDO, Francisco. Zoología fantástica. 2. ed. México – DF: Artes de México, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Que emoção! Que emoção? Tradução Cecília Ciscato. São Paulo: Editora 34, 2016.
DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo. Lisboa: Edições 70, 1991.
KRISTEVA, Julia. Poderes de la perversión. Buenos Aires: Siglo XXI, 1987.
HUERTA, David. Los cuadernos insomnes de Francisco Toledo. In: INSTITUTO NACIONAL DE BELLAS ARTES. Los cuadernos insomnes de Francisco Toledo. México, 1993.
KERN, Maria Lucia. Imagem, historiografia, memória e tempo, ArtCultura, v. 12, n. 21, 2010.
PERNIOLA, Mario. Desgostos. Tradução de Davi Pessoa Carneiro. Florianópolis: Editora da UFSC, 2010.
RODRIGUES, José Carlos. O tabu do corpo. Rio de Janeiro: Ed. Universidade, 1975.
TOLEDO, Francisco. Libreta de apuntes. Textos de Anne Schumacher y Carlos Monsiváis. México: Galería Arvil, FCE, 2003.
TOLEDO, Francisco. Los cuadernos de la mierda. Mexico – DF: Secretaria de Hacienda y Crédito Público, 2001.
VIGARELLO, Georges. O limpo e o sujo, uma história da higiene corporal. São Paulo: Martíns Fontes, 1996.
VIGARELLO, Georges. Le propre et le sale: l'hygiène du corps depuis le Moyen Age. Paris : Seuil, 1985.
VILARREAL, Jaime Moreno. Francisco Toledo – El ideograma del insecto. México - DF: Círculo de arte, 1999.
VOLKOW, Verónica. La mordedura de la risa. Un estudio sobre la obra gráfica de Francisco Toledo. Ciudad de Mexico: Fonde de Cultura Económica, 2015.
WARBURG, Aby. El ritual de la serpiente. Traducción de Joaquín Etorena Homaeche. Madrid: Editorial Sexto Piso, 2008.
WULF, Christoph. Emoção e imaginação: perspectivas da antropologia histórico-cultural. In: BAITELLO JR, Norval; WULF, Christoph (Org.). Emoção e imaginação: os sentidos e as imagens em movimento. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Readers are free to download, print and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention of the author (s) and GEARTE Journal and that there is no change in the original work. Any other use of the texts must be approved by the author (s) and the Journal. Upon submitting an article to GEARTE Journal and having it approved, the authors agree to assign, without remuneration, the following rights to the Journal: authors are allowed to publish and distribute their work online in institutional/disciplinary repositories or on their personal page.
This journal uses a Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.