Experiências analógicas com cinema em tempos de educação digital no Ensino de Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.147328

Palavras-chave:

Cinema, Educação, Jogos ópticos, Ensino da arte, Animação

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre experiências com o cinema nas aulas de Arte da educação básica no contexto da educação digital, pensando na necessidade de uma educação midiática que possibilite aos estudantes experiências estéticas no campo da arte e da tecnologia (Pillar, 2011; Roldán, 2012). Partindo do conceito de Era Pós-Digital (Alexenberg, 2011; Santaella, 2018), busco fazer uma defesa da reserva de tempos e espaços para o trabalho integralmente analógico nas aulas de Arte (Vega, 2012, 2023), levando em consideração um regime de visualidade já acostumado com a animação em meio digital, e em diálogo com a implementação de políticas públicas relativas à educação midiática e às linguagens do cinema (Fresquet, Alvarenga, 2023).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano de Melo Dias, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Doutor em Educação e graduado em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, e mestre em Educação Cultura e Comunicação pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro FEBF/UERJ. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Tem experiência na área de Artes com ênfase em Cinema e Audiovisual, Educação Tecnológica e Educação a Distância.

Referências

ALEXENBERG, Mel. The future of art in a postdigital age: from Hellenistic to Hebraic consciousness. Chicago: Intellect, 2011.

ALEXENBERG, Mel. Postdigital Consciousness: Paradigm Shift from Hellenistic to Hebraic Roots of Western Civilization. Archithese: International Thematic Review of Architecture, Switzerland, No. 4, 2012. Disponível em: http://www.melalexenberg.com/paper.php?id=42. Acesso em: 10 de nov de 2024.

AZEREDO, Verônica. Um vagalume suspende o céu [manuscrito] : o “Taller de cine para niños” de Alicia Vega. Belo Horizonte, 2021.

CRARY, Jonathan. Técnicas do Observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

DIAS, Luciano. Cinema e Ensino da Arte: Possíveis triangulações. Rio de Janeiro: Multifoco, 2024.

FRESQUET, Adriana. ALVARENGA, Clarisse (Org.). Cinema e educação digital: a Lei 14.533/23. Reflexões, perspectivas e propostas. Belo Horizonte: Universo Produção, 2023.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2007.

McLUHAN, Marshall; McLUHAN, Eric. Laws of Media: The New Science. Toronto, Buffalo and London: University of Toronto Press, 1988.

PILLAR, Analice Dutra (Org.). A Educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 1999.

PILLAR, Analice Dutra. Apontamentos para leitura de desenhos animados e videoartes. In: Anais do 20º Encontro Nacional da ANPAP. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://anpap.org.br/anais/2011/pdf/ceav/analice_dutra_pillar.pdf Acesso em 30 de nov de 2024.

ROLDÁN, Angel. Videoarte en contextos educativos: Las nuevas narrativas audiovisuales y su inclusión curricular en los programas de educación artística desde una perspectiva a/r/t/ográfica. Granada: Universidade de Granada, 2012. Disponível em https://digibug.ugr.es/handle/10481/21630 Acesso em outubro de 2023.

SANTAELLA, Lucia. Pós-digital: o fim da comunicação massiva. [Entrevista concedida a] TOLENTINO SOUZA, Suyanne. In: Interin. vol. 23, n. 2, 2018. Universidade Tuiuti do Paraná, Brasil. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=504459790010. Acesso em: 10 de nov de 2024.

VEGA, Alicia. Evaluación: Taller de Cine para Niños. Parroquia Jesus Carpintero de Huamachuco, 1985. Disponível em: https://fundacionaliciavega.cl/wp-content/uploads/2019/07/Taller-1985-Renca.pdf. Acesso em dezembro de 2023.

VEGA, Alicia. Oficina de Cinema para Crianças. Santiago: Ocho Libros, 2012.

VEGA, Alicia. Doze Brinquedos. Rio de Janeiro: Cinemas e Educações, 2023.

Downloads

Publicado

2025-05-06

Como Citar

DIAS, L. de M. Experiências analógicas com cinema em tempos de educação digital no Ensino de Arte. Revista GEARTE, [S. l.], v. 12, 2025. DOI: 10.22456/2357-9854.147328. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/147328. Acesso em: 1 jul. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Acervos Audiovisuais para Pedagogias com Cinema em Tempos de Educação Midiática