Permanent unlearning: experiences with Art in Pedagogy

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.117501

Keywords:

Education. Teacher training. Art.

Abstract

This text presents reflections on education, teaching and art, as well as expectations about the beginning and end of a possible path for the discipline Theoretical Methodological Foundations in Art I in the Pedagogy course, considering the challenges and shared responsibilities between teacher and students, future teachers.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Olga Egas, Universidade Federal de Juiz de Fora — UFJF, Juiz de Fora/MG

Professora nas Licenciaturas de Artes Visuais e Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. Graduada em Arte e Desenho. Mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista. Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenadora do MIRADA – Grupo de Estudos e pesquisa sobre Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente e integrante dos Grupos de Pesquisa: Arte na Pedagogia - GPAP e Mediação Cultural: provocações e mediações estéticas – GPeMC.

References

ALBANO, Ana Angélica. O Espaço do desenho: a educação do educador. São Paulo: Loyola 2010.

BARROS, Manoel de. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Record, 1993.

BARROS, Manoel de. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Record, 2000.

KASTRUP, Virginia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Campinas: Papirus, 1999.

KASTRUP, Virgínia. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-Mestre. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1273-1288, set./dez. 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/es/v26n93/27279.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2020.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação Cultural para professores andarilhos na Cultura. São Paulo: Intermeios, 2012

MUDANDO Paradigmas Educacionais. Produzido por Abi Stephenson. Dublagem por Blog Brasil Acadêmico. Londres: RSA Animate, 2003. (11min40.) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DA0eLEwNmAs> Acesso em jul 2021.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A filosofia de Deleuze e o currículo. Goiânia: FAV, 2004. (Coleção Debates Contemporâneos).

O FIM do recreio. Produção de Vinícius Mazzon e Nélio Spréa. [S.l.]: Parabolé Educação e Cultura, 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t0s1mGQxhAI. Acesso em: 30 abr. 2020.

SÓ dez por cento é mentira. Produção de Pedro Cezar. [S. l.]: Artezanato Eletrônico, 2009c. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OaXiOwnP2bQ>. Acesso em: 30 abr. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Edital nº 3, de 02 de julho de 2019. [Edital interno de seleção de propostas de visitas técnicas, trabalhos de campo, viagens formativas no âmbito dos cursos de graduação no programa territórios educativos da graduação para o 2º semestre de 2019]. Universidade Federal de Juiz de Fora: Pró-reitoria de Graduação, Juiz de fora, 2019.

Published

2021-08-08

How to Cite

EGAS, O. Permanent unlearning: experiences with Art in Pedagogy. Revista GEARTE, [S. l.], v. 8, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2357-9854.117501. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/117501. Acesso em: 31 may. 2025.

Issue

Section

Arte na Pedagogia: processos educativos de poetizar, fruir e conhecer arte