Anita, Mário e a modernidade da arte/educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.96297

Palavras-chave:

Anita Malfatti. Professora/artista. Mário de Andrade. Ensino de desenho. História do ensino de artes.

Resumo

O artigo ressalta as contribuições de Anita Malfatti e Mário de Andrade para a modernidade da arte/educação brasileira, colocando em evidência o plano de curso de desenho para crianças deixado por Anita, que é comentado e posto em relação com a coleção de desenhos infantis de Mário de Andrade. Trata-se de uma livre interpretação de parte da história do ensino de artes no Brasil tendo como referências principais as pesquisas de Ana Mae Barbosa e Marta Rossetti Batista.




Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Galvão Coutinho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita — UNESP, São Paulo/SP

Graduada em Educação Artística pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Artes pela Universidade de São Paulo, Pós-doutorado pela Universidade Pública de Navarra, Espanha (2011/2012). É professora do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, UNESP, onde atua na Licenciatura em Artes Visuais e na Pós-Graduação em Artes, área de Arte e Educação. Coordenadora do Mestrado Profissional em Artes, Prof-Artes, do Instituto de Artes da UNESP. Tem desenvolvido pesquisas com foco na história do ensino de artes e na formação de arte/educadores e mediadores culturais.

Referências

ANDRADE, Mário de. Crônica de arte. Revista do Brasil, n. 86, p. 137-140, fev. 1923.

ANDRADE, Mário de. Mário de Andrade, cartas a Anita Malfatti. Organização de Marta Rossetti Batista. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.

ANDRADE, Mário de. Pintura infantil. In: Táxi e crônicas no Diário Nacional. Estabelecimento de texto, introdução e notas de Telê Porto Ancona Lopez. São Paulo: Duas Cidades; Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia, 1976. p. 277-279.

AZEVEDO, Fernando. A arte como instrumento de educação popular na reforma. In: Novos Caminhos e novos fins. A política de educação no Brasil. (Obras completas, v. VII). São Paulo: Melhoramentos, 1958. p. 117-131.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil: das origens ao modernismo. São Paulo: Perspectiva, 1978.

BARBOSA, Ana Mae. Recorte e colagem: influência de John Dewey no ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 1982.

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

BARBOSA, Ana Mae (Org.) Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008.

BATISTA, Marta Rossetti. Introdução. In: Mário de Andrade, cartas a Anita Malfatti. Organização de Marta Rossetti Batista. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989. p. 13-45.

BATISTA, Marta Rossetti. Anita Malfatti no tempo e espaço: biografia e estudo da obra. São Paulo: Ed. 34; Edusp, 2006.

CARVALHO, Cibele Regina de. Um estudo sobre a docência na vida e na carreira de Anita Malfatti. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.

COUTINHO, Rejane Galvão. A coleção de desenhos infantis do acervo Mário de Andrade. 2002. Tese (Doutorado em Artes) – ECA/USP, São Paulo.

COUTINHO, Rejane Galvão. Mário de Andrade e os desenhos infantis. In: Ana Mae Barbosa (Org.). Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p. 157-195.

COUTINHO, Rejane Galvão. Mário de Andrade como gestor cultural: ações arte/educativas voltadas para crianças na cidade de São Paulo. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 26., 2016, Boa Vista. Anais... Boa Vista: FAEB/UFRR, 2016. p. 228-244.

COUTINHO, Rejane Galvão. Mário de Andrade, a educação estética e a mediação cultural. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS: MEMÓRIAS E INVENTAÇÕES, 26., 2017, Campinas. Anais... Campinas: ANPAP, PUC, 2017. p. 2397-2408.

COUTINHO, Rejane Galvão. O Desenho na História: uma interpretação. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 27., 2017, Campo Grande/MS. Anais... Campo Grande: FAEB/UFMS, 2017. p. 190-202.

LUQUET, George-Henri. Le dessin enfantin. Paris: Felix Alcan, 1927.

O LABORATORIO de Pedagogia Experimental. Escola Normal Secundaria de São Paulo. São Paulo: Siqueira, Nagel & Comp., 1914.

RABELLO, Sylvio. Psicologia do desenho infantil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1935.

ROUMA, Georges. Le langage graphique de l’enfant. Paris: Misch & Thorn, 1913.

WILSON, Brent; HURWITZ, Al; WILSON, Marjorie. Teaching drawing from art. Worcester, Massachusetts: Davis Publications, 1987.

Downloads

Publicado

2020-04-02

Como Citar

COUTINHO, R. G. Anita, Mário e a modernidade da arte/educação brasileira. Revista GEARTE, [S. l.], v. 7, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/2357-9854.96297. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/96297. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Ensino de Artes Visuais: histórias e memórias