O devir da performance #1
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.144365Palavras-chave:
Devir, Performance, Voz, Som, TempoResumo
Eis uma experimentação performativa/conferência destinada a questionar limites, quer o território magistral da conferência, quer o habitus expressivo já instituído em torno da performance. Nem uma coisa, nem outra, portanto. Apenas um evento sonoro conferencial. E, por isso, uma irreverência que aparece mais como um desafio que colocamos a nós próprios em sermos capazes de indeterminar os horizontes do nosso trabalho e de como nos poderemos afastar daqueles dispositivos disciplinadores que nos vão aconselhando a confiarmos apenas no que pode ser reproduzido ad eternum. Um desmame sonoro. Eis a nossa dificuldade necessária: a de sermos capazes de uma certa cortesia com o Mundo, em jeito de evento conferencial e performativo – lugar incerto e acontecimental para uma vivência mais íntima entre conceito, sentido, som, forma e pensamento – e que ponha em marcha um diálogo vital com ele e com uma comunidade que está a chegar, mas ainda não apareceu.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Infancia e historia: destrucción de la experiencia y origen de la historia (S. Mattoni, trans.). Buenos Aires: Adriana Hidalgo editora, 2007.
BONNET, François. The music to come. Rennes: Shelter Press, 2020.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrenia. Lisboa: Assírio&Alvim, 2004.
DERRIDA, Jacques. Spectres de Marx: l'état de la dette, le travail du deuil et la nouvelle Internationale. Paris: Éditions Galilée, 1993.
MUSIL, Robert. O Homem sem qualidades. Lisboa: Dom Quixote, 2008.
PEREIRA, Bruno. Innere gesang: the voice as an expressive device of an inner sound, an inner song. In: MAGALHÃES, Filipa; PIRES, Isabel; WANKE, Riccardo. (Eds.). Musical Performance as Creation, Nova Contemporary Music Journal. Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Lisbon., v. 3, n. 1 , p. 95-104, 2023. ISSN 2795-4803 https://doi.org/10.34619/hhdj-g0ud
PEREIRA, Fernando José. Arte Contemporânea- a utopia de uma existência exilada. Porto: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2001.
PERNIOLA, Mario. Do sentir (A. Guerreiro, trans.). Lisboa: Editorial Presença, 1993.
PERNIOLA, Mario. A arte e a sua sombra. Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.
WILLIAMS, Alex; SRNICEK, Nick. #accelerate - Manifesto for an accelerationist politics. Critical Legal Thinking. Disponível em: http://criticallegalthinking.com/2013/05/14/accelerate-manifesto-for-an-accelerationist-politics/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.