El devenir de la actuación #1

Autores/as

  • Mário Azevedo Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo – ESMAE / Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade – i2ADS, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1978-3845
  • Bruno Pereira Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo – ESMAE / Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade – i2ADS, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0003-2510-6226

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.144365

Palabras clave:

Devenir, Actuación, Voz, Sonido, Tiempo

Resumen

Se trata de un experimento performativo/conferencia diseñado para cuestionar los límites, tanto el territorio magistral de la conferencia como el habitus expresivo ya establecido en torno a la performance. Ni lo uno ni lo otro, por tanto. Sólo un evento sonoro de conferencia. Y, por tanto, una irreverencia que aparece más bien como un desafío a nosotros mismos para ser capaces de indeterminar los horizontes de nuestro trabajo y cómo podemos alejarnos de esos dispositivos disciplinadores que nos aconsejan confiar sólo en lo reproducible ad eternum. Un destete sólido. Esta es nuestra dificultad necesaria: ser capaces de una cierta cortesía hacia el mundo, en forma de evento de conferencia y performance - un lugar incierto y acontecido para una experiencia más íntima entre concepto, significado, sonido, forma y pensamiento - y poner en marcha un diálogo vital con él y con una comunidad que está llegando pero que aún no ha aparecido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mário Azevedo, Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo – ESMAE / Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade – i2ADS, Porto, Portugal

Diplomado pelo Stichting Orffwerkgroep de Delft (Holanda). Foi professor na ESE de Paula Frassinetti entre 1984 e 1996. É professor adjunto na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE-IPP) desde 1996. Co-fundador da Orquestra e do Instituto Orff do Porto. Doutor em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) é investigador integrado no Instituto de investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) onde desenvolve um trabalho de atenção profunda sobre a escuta humana, a migração sonora, Educação Artística, Estética e Filosofia. Os elementos do seu enfoque de trabalho - o silêncio, o mundo e a natalidade, o ouvido-reificado e o ouvido-em-trânsito, o aberto e a indeterminação – evidenciam rupturas de sentido na contemporaneidade. Fazendo da sua família o seu locus amoenus, toca alaúde às escondidas e gosta particularmente de Hildegarda de Bingen e Josquin Desprez, Hans Memling e Thomas Hirschhorn, Gustav Mahler e John Cage, de Steve Reich e Toumani Diabaté, de Vergílio Ferreira e Paul Celan, de orquídeas e de vinhas velhas.

Bruno Pereira, Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo – ESMAE / Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade – i2ADS, Porto, Portugal

Licenciado em Canto pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto (ESMAE) integrou o Vlaamse Opera Studio (Bélgica), na temporada de 2009/2010, e o Estúdio de Ópera do Teatro Nacional de São Carlos, na temporada de 2011. Cantou sob a direção de maestros como N. Bareza, J.L. Borges Coelho, M. Tardue, P. Herreweghe, Y. Nézet-Séguin, F. Rathé, I. Maylemans e outros com agrupamentos como a Orquestra do Norte, Filarmonia das Beiras, Orquestra  do Algarve, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Grupo de Câmara do Porto, Spectra Ensemble, Clepsidra, Casco Phil, Collegium Vocale, hr Sinfonieorchester Frankfurt, Orquestra Sinfónica de Roterdão, Orchestre des Champs-Elysées, Arte mínima, entre outros. Depois de mais de uma década de intensa atividade no domínio da ópera e do canto lírico tem vindo a desenvolver uma atividade regular na área da performance contemporânea com a criação e apresentação de várias obras experimentais em colaborações com artistas como Girilal Baars, Dimitris Andrikopoulos, Horácio Tomé-Marques, Rui Penha, Rodrigo Malvar, António Aguiar, Telmo Marques, Oyvind Brandstegg, Mário Azevedo, Fernando José Pereira, Helena Marinho, Luis Bittencourt, Gustavo Costa entre outros. Nestes diversos contextos, que caracterizam o seu percurso, apresentou-se em Portugal, Alemanha, Espanha, França, Bélgica, Holanda, República Checa, Eslovénia, Rússia, Brasil, Bósnia, Argentina e Turquia. Possui doutorado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto é investigador integrado no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) onde investiga em torno da voz enquanto dispositivo de interação estética nas práticas performativas contemporâneas. É docente na ESMAE-IPP.

Citas

AGAMBEN, Giorgio. Infancia e historia: destrucción de la experiencia y origen de la historia (S. Mattoni, trans.). Buenos Aires: Adriana Hidalgo editora, 2007.

BONNET, François. The music to come. Rennes: Shelter Press, 2020.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrenia. Lisboa: Assírio&Alvim, 2004.

DERRIDA, Jacques. Spectres de Marx: l'état de la dette, le travail du deuil et la nouvelle Internationale. Paris: Éditions Galilée, 1993.

MUSIL, Robert. O Homem sem qualidades. Lisboa: Dom Quixote, 2008.

PEREIRA, Bruno. Innere gesang: the voice as an expressive device of an inner sound, an inner song. In: MAGALHÃES, Filipa; PIRES, Isabel; WANKE, Riccardo. (Eds.). Musical Performance as Creation, Nova Contemporary Music Journal. Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Lisbon., v. 3, n. 1 , p. 95-104, 2023. ISSN 2795-4803 https://doi.org/10.34619/hhdj-g0ud

PEREIRA, Fernando José. Arte Contemporânea- a utopia de uma existência exilada. Porto: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2001.

PERNIOLA, Mario. Do sentir (A. Guerreiro, trans.). Lisboa: Editorial Presença, 1993.

PERNIOLA, Mario. A arte e a sua sombra. Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.

WILLIAMS, Alex; SRNICEK, Nick. #accelerate - Manifesto for an accelerationist politics. Critical Legal Thinking. Disponível em: http://criticallegalthinking.com/2013/05/14/accelerate-manifesto-for-an-accelerationist-politics/

Publicado

2024-12-02

Cómo citar

AZEVEDO, M.; PEREIRA, B. El devenir de la actuación #1. Revista GEARTE, [S. l.], v. 11, 2024. DOI: 10.22456/2357-9854.144365. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/144365. Acesso em: 24 jun. 2025.

Número

Sección

Ensayo de Sonido