Rodas de conversa: interação/mediação em eventos de arte/educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.144352

Palavras-chave:

Rodas de conversa, Interação, Mediação, Arte/Educação

Resumo

Considerando que, de maneira geral, a área de Artes tem seguido os padrões convencionais de apresentação de comunicações, pouco utilizando de sua própria natureza artístico-criativa-investigativa, buscamos formular uma proposta para outro formato de apresentação de trabalhos em eventos no campo de arte/educação. Questionamos o modelo de tradição mais formal e indicamos experiências que buscam formas mais dialógicas para essa experiência. Deixamos de lado as apresentações breves, unívocas, com as pessoas organizadas em fileiras, e lançamos a proposta de rodas de conversa nas quais o eixo é a interação ativa entre participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leda de Barros Guimarães, Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia/GO, Brasil

Professora/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, onde trabalha com formação docente nos cursos de Licenciatura presencial e a distância. Também é docente no PPG em Arte e Cultura Visual e do Profartes do Instituto Federal de Goiás. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado na Universidade Complutense de Madrid. Criou e coordenou o curso de Licenciatura em Artes Visuais na modalidade EAD. Tem pesquisado formação de professores em artes visuais, visualidades populares, ensino de arte e comunidades, relações entre a escola formal e comunidades. Coordenou o PPG em Arte e Cultura Visual de 2017 a 2022. Atualmente é vice coordenadora da Especialização em Ensino de Artes Visuais – Abordagens Metodológicas e Processos de Criação da FAV-UFG. Ex-presidente da Federação de Arte Educadores do Brasil – FAEB – vigência 2017/2018. É membro do InSea (International Society for Education through Art) e do CLEA – Consejo Latinoamericano de Educación por el Arte. Recebeu Bolsa Fullbright para doutorado sanduíche na The Ohio State University 2002/2003. Faz parte dos seguintes grupos de pesquisa: Cultura Visual e Educação; {in}comum – grupo de pesquisa em arte, educação, profissionalização e comunidades; do Grupo de Estudos e pesquisas em Arte/Educação Borrando Fronteiras (GEPABOF); e do enREDE: uma plataforma de intercâmbio profissional e networking entre pessoas e coletivos que pesquisam em artes e educação artística

Lucia Gouvêa Pimentel, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

Professora Titular Emérita da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – EBA/UFMG. É graduada em Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais (EBA/UFMG), Mestre em Educação (FaE/UFMG), Doutora em Artes (ECA/USP), com bolsa-sanduíche na University of Central England – UK. É membro titular do Conselho Curador da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade e Conselheira do Instituto Arte das Américas. Foi Coordenadora de Programas Culturais da Pró-Reitoria de Extensão (1987-1990), Assessora da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG (2010-2014), membro do Conselho Mundial da InSEA (2008-2014), do Grupo de Especialistas em Arte/ Educação, Cultura e Cidadania da Organização dos Estados Iberoamericanos – OEI, Coordenadora Adjunta da área de Artes para o Mestrado Profissional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (2013-2018), Vice- Presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP (2013-2014), Secretária Geral do Conselho Latinoamericano de Ensino de Arte – CLEA (2007-2009) e atual Vice-Diretora do CLEA (2022-2024), membro da Comissão Tripartite MEC, MinC, OEI e da Comissão de Avaliação Trienal e Quadrienal – Artes da CAPES (2011-2017). É líder do Grupo de Pesquisas Ensino da Arte e Tecnologias Contemporâneas e participa de grupos de pesquisa em Educação e em Tecnologias e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte/Educação Borrando Fronteiras – GEPABOF. Atua como artista, professora e pesquisadora, com ênfase em Ensino/Aprendizagem de Arte e em Gravura, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem de arte e diversidade, artes visuais, ensino/aprendizagem de arte e tecnologia, arte/educação, formação de professores, cognição imaginativa e gravura. É membro da Federação de Arte/Educadores do Brasil – FAEB, da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, do Conselho Latinoamericano de Educação pela Arte – CLEA, da International Society for Education through Art – InSEA. É membro do Conselho Editorial de várias revistas na área, sendo Editora da Revista CLEA – juntamente com Dora Águila (Chile) e o Editor-chefe Ramón Cabrera (Cuba). Foi membro da Equipe Editorial do Art Research Journal – ARJ (2013-2018) e Coordenadora da Coleção Arte&Ensino da Editora C/ARTE.

Referências

GUIMARÃES, Leda; REGO, Luzirene. Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. Ações políticas de/para enfrentamentos, resistências e recriações [recurso eletrônico]: Anais [do] XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil [e] VI Congresso Internacional dos Arte/Educadores. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://www.faeb.com.br/anais-confaebs/

LOPES, Adilson; CASTELAN, Zelma; PESTANA, Vera. A roda de conversa e a democratização da fala. Conversa sobre educação da infância e dialogicidade. Instituto Paulo Freire, Portugal. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/446/1/01d14t03.pdf Acesso em: 24 de abril de 2024.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela.1ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

MELO, Marcia Cristina Henares de; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Roda de conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no ensino médio. Imagens da Educação, v.4, n. 2, p. 31-39, 2014.

PIMENTEL, Lucia Gouvêa (org.). Concepções Contemporâneas da Arte/Educação. Congresso Latinoamericano e Caribenho de Arte/Educação/19º CONFAEB – Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil/Encontro Nacional de Arte/Educação, Cultura e Cidadania. Escola de Belas Artes da UFMG. Belo Horizonte, 2009. Disponível em: https://www.faeb.com.br/anais-confaebs/. Acesso em: 4 de junho de 2024.

ROGÉRIO PINHEIRO, Leandro. Rodas de conversa e pesquisa: reflexões de uma abordagem etnográfica. Pro-Posições, UNICAMP-Faculdade de Educação, v. 31, p. 1-30, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0041. Acesso em: 21 de julho de 2024.

SILVA, Keila Mourana Marques; VASCONCELOS, Valéria Oliveira de. As rodas de conversa como instrumento metodológico na Educação de Jovens e Adultos. EJA em Debate, ano 8,, n. 13, p. 1-11, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/issue/view/80 Acesso em: 13 de junho de 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

GUIMARÃES, L. de B.; PIMENTEL, L. G. Rodas de conversa: interação/mediação em eventos de arte/educação. Revista GEARTE, [S. l.], v. 11, 2024. DOI: 10.22456/2357-9854.144352. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/144352. Acesso em: 16 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Arte/Educação enREDE