Rodas de conversa: interação/mediação em eventos de arte/educação
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.144352Palavras-chave:
Rodas de conversa, Interação, Mediação, Arte/EducaçãoResumo
Considerando que, de maneira geral, a área de Artes tem seguido os padrões convencionais de apresentação de comunicações, pouco utilizando de sua própria natureza artístico-criativa-investigativa, buscamos formular uma proposta para outro formato de apresentação de trabalhos em eventos no campo de arte/educação. Questionamos o modelo de tradição mais formal e indicamos experiências que buscam formas mais dialógicas para essa experiência. Deixamos de lado as apresentações breves, unívocas, com as pessoas organizadas em fileiras, e lançamos a proposta de rodas de conversa nas quais o eixo é a interação ativa entre participantes.
Downloads
Referências
GUIMARÃES, Leda; REGO, Luzirene. Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. Ações políticas de/para enfrentamentos, resistências e recriações [recurso eletrônico]: Anais [do] XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil [e] VI Congresso Internacional dos Arte/Educadores. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://www.faeb.com.br/anais-confaebs/
LOPES, Adilson; CASTELAN, Zelma; PESTANA, Vera. A roda de conversa e a democratização da fala. Conversa sobre educação da infância e dialogicidade. Instituto Paulo Freire, Portugal. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/446/1/01d14t03.pdf Acesso em: 24 de abril de 2024.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela.1ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
MELO, Marcia Cristina Henares de; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Roda de conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no ensino médio. Imagens da Educação, v.4, n. 2, p. 31-39, 2014.
PIMENTEL, Lucia Gouvêa (org.). Concepções Contemporâneas da Arte/Educação. Congresso Latinoamericano e Caribenho de Arte/Educação/19º CONFAEB – Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil/Encontro Nacional de Arte/Educação, Cultura e Cidadania. Escola de Belas Artes da UFMG. Belo Horizonte, 2009. Disponível em: https://www.faeb.com.br/anais-confaebs/. Acesso em: 4 de junho de 2024.
ROGÉRIO PINHEIRO, Leandro. Rodas de conversa e pesquisa: reflexões de uma abordagem etnográfica. Pro-Posições, UNICAMP-Faculdade de Educação, v. 31, p. 1-30, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0041. Acesso em: 21 de julho de 2024.
SILVA, Keila Mourana Marques; VASCONCELOS, Valéria Oliveira de. As rodas de conversa como instrumento metodológico na Educação de Jovens e Adultos. EJA em Debate, ano 8,, n. 13, p. 1-11, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/issue/view/80 Acesso em: 13 de junho de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.